Abordagem indicada, pela moradora ( KELVIA ALBUQUERQUE ) da cidade de Apodi - Rio Grande do Norte !
Kelvia uma das moradoras da cidade de APODI - RN, conhece bem essa região e tornou-se então uma das divulgadoras dos eventos e do turismo que acontece nessa cidade. Desse modo, interessada em mostrar as belezas que compõe este lugar, decidiu dar um enfoque geral no atual ponto turistico dessa região: A BARRAGEM DE SANTA CRUZ!
A BARRAGEM:
São 600 milhões de metros cúbicos armazenados tornando a região viável para a pesca. A Barragem de Santa Cruz, o segundo maior reservatório de água do Rio Grande do Norte, é uma das concorrente para as Sete Maravilhas do RN. Localizada no município de Apodí, foi inaugurada no dia 11 de março de 2002, pelo presidente Fernando Henrique Cardoso e Garibaldi Filho, governador do estado neste período. A Barragem é Encravada no Médio Oeste, e só perde em tamanho para a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu. Os 600 milhões de metros cúbicos armazenados na Santa Cruz tornam viável a pesca, o que já vem mudando a vida de muita gente. Quando foi inaugurada estava apenas com 2,5% da sua capacidade, ou seja, cerca de 14 milhões de metros cúbicos. A área total da irrigação projetada é de 26.372 hectares.
Com pouco mais de quatro anos, ela acumula água do rio Apodi. O projeto que levou dezenas de anos para ser concluído, possui números impressionantes. Somente o paredão tem quase dois quilômetros e meio, com altura máxima de 57,50 metros, o que permite uma capacidade de 600 milhões de metros cúbicos de água acumulada. As terras em que a Barragem foi construída são consideradas uma das mais férteis do Nordeste e foi através delas que o Rio Grande do Norte passou a ocupar posição de destaque na economia nacional como um pólo fruticultor.
É comum a imensa plantação de melão, manga, maracujá e até uva nas terras próximas ao leito do rio e que são beneficiadas com a irrigação. Agora, com a barragem, a oferta de água vai abrir novos caminhos e investimentos. E é isso o que espera os 35 mil habitantes que ocupam os 1.459 quilômetros quadrados de Apodi, terra também fértil na exploração do calcário e na pecuária com a criação de bovinos, ovinos e caprinos.
Imagens:
------------------------------------------
Dnocs anuncia execução do projeto de irrigação do Apodi:
O Diário Oficial da União publicou em sua edição de ontem o aviso do edital de concorrência que tem como objeto a execução de obras em torno da implantação da primeira etapa do projeto de irrigação Santa Cruz do Apodi, localizado no município da região Oeste norte-rio-grandense. A obra, de acordo com o diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), ex-deputado Elias Fernandes, a obra será executada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Dnocs será o responsável pela iniciativa. A entrega das propostas, segundo Elias Fernandes, deve acontecer no dia 10 de maio próximo. "A primeira etapa do perímetro irrigado Santa Cruz do Apodi vai abranger uma área de 5.200 hectares nos municípios de Felipe Guerra e Apodi com orçamento aproximado de R$ 250 milhões no que se referem à execução das obras civis", explicou ontem o diretor-geral do Dnocs. Elias Fernandes revelou ainda que a implantação deste empreendimento de desenvolvimento da agricultura irrigada tem conclusão prevista para dezembro de 2013, compreendendo a construção do sistema de captação de água, estações de bombeamento, rede de condução e de distribuição de água e de sistema parcelar. "A implantação do projeto vai beneficiar cerca de 800 mil pessoas no Rio Grande do Norte", disse Elias Fernandes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário