segunda-feira, 4 de abril de 2011

A CIDADE DE ACARI - RN


A pequena cidade de Acari, no Seridó Oriental do Rio Grande do Norte possui população de  mais de 11.209 habitantes, sendo 8.865 habitantes na zona urbana e 2.344, na zona rural. A cidade possui ainda área de 596 quilômetros quadrados. A cidade de Acari está numa posição privilegiada, abrindo uma paisagem sertaneja, come um cartão postal para quem viaja de Natal em direção ao Sertão do Seridó Norteriograndense, é uma cidade que tem características naturais marcantes, apresentando uma geomorfologia rica em montanhas e rochedos, um patrimônio histórico-cultural expressivo e diferente do que se apresenta no major parte do estado. Tem com a barragem do Açude Gargalheiras a formação de um magnífico espelho d’água, com capacidade para armazenamento de 40 milhões m³ que se constitui no major base para o desenvolvimento de turismo do Município.



IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DA GUIA


Habitado primitivamente pelos índios Cariris, o município de Acari foi fundado, na condição de povoado, pelo sargento-mor Manuel Esteves de Andrade, vindo da Serra do Saco. Manuel Esteves ergueu em 1737 a capela no novo povoado, consagrada à Nossa Senhora da Guia. Em 11 de abril de 1835, foi criado o município de Acari, por resolução do conselho de Governo. Neste mesmo ano, ou seja, na época do império, já dizia o “Código de Postura da Intendência Municipal da cidade de Acary” cujo autor é desconhecido, “Em toda a cabeça de casal será obrigado a ter limpado as frentes de suas casas nas povoações, nas quatro festas, principalmente de cada um ano, sob pena de pagar por cada vez que faltar a limpeza, duzentos réis para as despesas da Câmara”. As pessoas eram obrigadas a manter a limpeza na cidade. Assim a legislação no Império e na Velha República previa que todos os habitantes mantivessem suas casas e ruas bem conservadas. 

Com o tempo, a obrigação tornou-se consciência pois com o título “CIDADE MAIS LIMPA DO BRASIL”, a população tomou orgulho de morar em Acari. 



A população, em sua maioria, se sustenta através de aposentadorias. Mesmo com toda a dificuldade econômica, em 1973, recebeu o título da “CIDADE MAIS LIMPA DO BRASIL" e o lema da época era “Nesta cidade o ‘Sugismundo’ não pode morar”, de autoria do prefeito da época, Sr. José Braz de Albuquerque Galvão Filho. Nesta época foi feita uma reportagem pela emissora Rede Globo de televisão sobre o mais novo título que fora conferido à cidade. Já em 1995, a cidade mais uma vez foi elogiada pelo “Jornal do Comércio”, de Pernambuco, chegando a ilustrar um extenso artigo de opinião deste jornal. 




ATRATIVOS HISTÒRICOS / CULTURAIS


É considerada a cidade mais limpa do Brasil e abriga um importante acervo religioso do século XVIII. A Igreja de Nossa Senhora do Rosário e o Museu Histórico de Acari, por exemplo, foram tombados pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1964.
  • Museu Histórico / Museu do Sertão - O Museu Histórico de Acari, também conhecido por "Museu do Sertanejo", localizado no antigo prédio da cadeia e intendência (Casa de Câmara e Cadeia), conta um pouco da sua colonização. Com 11 mil habitantes, o primeiro povoado de Acari surgiu em 1735, junto ao poço do Felipe, onde tropeiros paravam para dar água para o gado. A emancipação para município só aconteceu em 11 de abril de 1833, quando deixou de pertencer a Caicó.
  • Igreja Nossa Senhora do Rosário
  • Matriz Nossa Senhora da Guia - Padroeira de Acari
  • Capela Nossa Senhora de Lourdes
  • Sobrados – Casario Urbano
  • Casas de Fazenda (Pinturas, Talhado, Pendanga, Imburana, Ingá, Caiçarinha, Trincheiras)
  • Sítios Arqueológicos e Treks Ecologicos - Sitio Arqueológico Poço do Artur I e II (Rio Acauã); Poço do Filipe; Xique-Xigue
  • Associação Realidade em Cristo NordesteAcari, centro do projeto Roteiro Seridó.
ATRATIVOS NATURAIS

Esta cidade ainda oferece belas paisagens e uma natureza privilegiada. A Serra do Bico da Arara abriga em suas grutas, de março a setembro de cada ano, milhares de andorinhões, aves migratórias cuja origem ainda é desconhecida. O Açude Gargalheiras, com 40 milhões de metros cúbicos d’água, entre rochas e serras, é um espetáculo de rara beleza rústica.
Outros pontos turísticos, como as serras do Pai Pedro e da Lagoa Seca, também fazem parte do roteiro, assim como as formações rochosas naturais que brincam com a imaginação do visitante, como as pedras da Santa, do Avião e do Sapateiro. No Poço do Arthur, são encontradas inscrições rupestres datadas de dez mil anos.
  • Pedra da Santa
  • Pedra D. Pedro II
  • Serra do Bico da Arara - Para quem gosta de aventura, nada melhor do que escalar a Serra do Bico da Arara, que em determinadas épocas do ano (abril a outubro) abriga em suas grutas sete milhões de andorinhões vindos da África.
  • Inscrições Rupestres, Trilhas Ecológicas
  • Mirante da Serra de Lagoa Seca
  • Trilha da Serra do Pai Pedro
  • Açude Gargalheiras - Para quem for a Acari, vale a pena conhecer o açude de Gargalheiras com seu o túnel sob a parede de concreto da barragem. Com cerca de 50 metros de extensão, uma escadaria leva ao interior da parede. Em épocas de chuvas fortes na região, a sangria (transbordamento) se torna um espetáculo, com a água escorrendo pela parede, formando uma espécie de véu de noiva.
  • Pedra do Avião
  • Cachoeira Furna da Onça
  • Cavalgadas
GASTRONOMIA E ARTE

  • Carne do Sol, panelada, buchada, galinha caipira
  • Queijos, coalhada, manteiga da terra
  • Lingüiça porco , boi, peixe, camarão, cabrito
  • File de peixe e camarão
  • Doces de fruitas regionais, licores e imbuzada
  • Artesanato
  • Escultura em cerâmica, pedra, madeira
  • Brinquedos em madeiras
  • Art em Ferro
  • Redes e Bordados
  • Crochê, fluchica, banecas .
  • Michuí de carneiro feito por um mestre da cozinha francesa - O Bistro Gargalheiras.

 FOTOS:

Açude Gargalheiras
 




 Bico da Arrara - FAZENDA INGÁ






O fenômeno das aves migratórias "andoirinhas", acontece cada ano desde tempos imemorias, na Serra do Bico da Arara, município de Acari, em pleno Seridó potiguar.

 Acari.

 A cidade oferece um espetáculo diferenciado de belezas naturais, centraliza um acervo artístico e cultural, é um lugarejo privilegiado no meio da caatinga hiperxerófila. 
Hoje resolvi colocar a foto do museu histórico acariense, mas conhecido como museu do sertanejo, localizado no antigo prédio da cadeia e paço da intendência de Acari, o mesmo mostra o que há de mais expressivo na cultura sertaneja nordestina.

Construído em 1887 para abrigar a força pública a cadeia e a intendência de Acari, o prédio de estilo neoclássico, também foi palco de bailes românticos e das primeiras sessões de cinema de Acari.

Parte integrante da paisagem e da memória afetiva acariense, o antigo paço e cadeia foi tombado pelo IPHAN em 16 de junho de 1964 e restaurado em 1980, trasformou-se em museu em 1990. Desde então divulgam a história das duas antigas principal fontes econômicas do município: a criação de gado e o cultivo do algodão.

Agora, totalmente reformado, o museu do sertanejo é um dos mais expressivos celeiros culturais do Nordeste Brasileiro.


Museu do Sertanejo.

 
O Museu do Sertanejo é outro exemplo do acervo arquitetônico colonial acariense. O casarão guarda o estilo característico do segundo reinado, quando foi construído para ser o prédio da Cadeia e Intendência.

Em estilo neoclássico, o Museu do Sertanejo preserva no seu interior verdadeiras relíquias, o que há de mais expressivo na cultura sertaneja nordestina, reunindo peças que contam a história das duas antigas fontes econômicas do município: a criação de gado e o cultivo do algodão.

Dentro do casarão do Museu do Sertanejo também acontecem eventos culturais, como lançamento de obras literárias, exposições temporárias, o Auto de Natal, o pastoril, o coral infantil e oficinas educativas.


 
O espaço interno foi cuidadosamente reformado para passar ao visitante a impressão de estar participando do dia-a-dia do sertanejo nordestino. A Igreja do Rosário, a Matriz de Nossa Senhora da Guia e o Museu do Sertanejo foram tombados pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1964.

Pega de Boi no Mato
Resgatando uma Tradição Seridoense



 Vaqueiros seridoenses e suas armaduras de couro.


O mês de novembro marca o início da temporada sem chuva no sertão, onde a terra esturricada pela seca é cenário para uma das mais tradicionais manifestações nordestina: a “Pega do Boi no Mato”, quase esquecida pela modernidade.

Pensando em preservar a memória do sertanejo, valorizando a figura do vaqueiro, a Fazenda Pitombeira, em Acari, realiza todo ano a “Pega de Boi no Mato”, o “Encontro dos Vaqueiros da Ribeira do Acari” e a “Missa do Vaqueiro”.

Tecendo comentários sobre a Pega de Boi no Mato, Câmara Cascudo escreveu no livro Vaqueiros e Cantadores: “Prova legítima de habilidade e força, torneio sagrador de famas, motivo de cantadores que imortalizaram a façanha”.

A religiosidade forte do sertanejo está presente na “Missa do Vaqueiro”, celebrada no Sítio Bico da Arara, nas cercanias de Acari. Na hora do ofertório, os vaqueiros fazem doações de peças usadas como gibão, esporas, matulão, cela, chapéu, arreios e outros apetrechos pessoais para o Museu do Vaqueiro da Ribeira do Acari.

O momento lúdico do evento é quando os vaqueiros entoam seus aboios, ecoando nas caatingas seridoenses um canto de lamento e bravura. 




6 comentários:

  1. Muito bom o seu artigo. Sou aluna de Turismo, cearense e um dia já fui blogueira, mas essa aventura só durou 2 meses...kkkkkkk'
    Estou organizado uma viagem da facu pro sertão do seridó e Pipa. a sua matéria ajudou bastante.
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Emanuelle, visite sempre que puder! :)
    Estive 3 dias agora no seridó numa viagem de campo
    da faculdade: ACARÍ, CURRAIS NOVOS E CARNAÚBAS DOS DANTAS!
    Estarei fazendo um relatório e publicando aqui dentro de alguns
    semanas, se tiver interessada... entre em contato!

    EMAIL: Jaldesmar_cdi@hotmail.com

    abraços!

    ResponderExcluir
  3. é uma cida linda ,eu com minha turma do ifrn de apodi estivemos ai na cidade do acarí 29/10/2012 gostei muito de conhecer os artistas da cidade do acarí
    o museu as igrejas e toda história do homem sertanejo.simone carvalho.

    ResponderExcluir
  4. Interessante.
    O lugar realmente é fantástico.

    OBRIGADO PELA VISITA!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo artigo e pelas fotos! Uma beleza de lugar. Passei por aí há alguns anos e saí com muito boa impressão. o povo me pareceu acolhedor. Apenas parei na rodoviária por alguns minutos e conversei com um rapaz, numa lan house. Pretendo voltar.

    ResponderExcluir
  6. Eu indico... O seridó todo é fantástico!
    Mas a cidade de Acarí é melhor ainda... OBRIGADO PELA VISITA AO BLOG.


    ABRAÇOS!

    ResponderExcluir