quinta-feira, 7 de abril de 2011

Projeto Território Sertão do Apodi!



O projeto Território Sertão do Apodi- Nas Pegadas de Lampião propõe o desenvolvimento territorial de diversos municípios potiguares. Inspirado na estética do cangaço e do sertão, o projeto cria novos produtos e oportunidades de negócios com base na ideia de “culturalização” da economia, do turismo e do artesanato, ou seja, usar a cultura para agregar valor aos negócios e às atividades econômicas. A ação do Sebrae busca ainda desenvolver a região por meio do estímulo ao empreendedorismo, à capacitação, à qualificação e à gestão dos negócios, sempre valorizando as vocações e atividades já existentes no território.




Objetivo

Fomentar o empreendedorismo a partir da potencialização das vocações produtivas do território, com o intuito de ampliar e diversificar oportunidades de geração de pequenos negócios e postos de trabalho no território da Chapada do Apodi. Tais feitos são possíveis graças ao incentivo da economia da cultura, da culturalização da economia e do turismo.

Parceiros
  • Governo do Estado do Rio Grande do Norte;
  • MDA- Ministério do desenvolvimento Agrário;
  • Prefeituras Municipais
Público Alvo

Empreendedores individuais e coletivos, empresários de micro e pequenas empresas e associações produtivas dos 17 municípios inseridos no território da Chapada do Apodi/RN.

Ações
  • » Estruturar a ordenação econômica através da economia da cultura, da culturalização da economia, do turismo e das atividades já existentes na Chapada do Apodi, considerando a diversificação produtiva;;
  • » Realizar seminários, palestras e workshops sobre diversos temas gerenciais;
  • » Capacitar o público alvo do projeto nas áreas técnica, cultural, de gestão, de empreendedorismo, associativista e de educação ambiental, valorizando os recursos endógenos existentes no território;
  • » Realizar o planejamento estratégico de marketing para o território;
  • » Elaborar o material promocional do território (identidade visual, catálogo de oportunidades, site e etc.);
  • » Organizar a promoção e comercialização do território;
  • » Realizar consultorias nas áreas oportunidades de negócios e mercado, turismo, cultura, patrimônio e acesso ao crédito para o território;
  • » Organizar acervo dos produtos econômicos, culturais e turísticos do território (cartilhas, museu, bibliografia, vídeos, acervo fotográfico, cartografia cultural e etc);
  • » Realizar pesquisa de avaliação de resultados das ações junto aos envolvidos no projeto;
  • » Realizar censo empresarial na Chapada do Apodi, mapeando as atividades econômicas existentes na região.
  • » Realizar inventário cultural do território:
    • » Mapear o patrimônio material e imaterial do território;
    • » Organizar acervo dos produtos culturais do território (museus, cartilhas, vídeos).

Exposição revela a riqueza do sertão Potiguar

A mostra faz parte do projeto Território Sertão do Apodi - Nas Pegadas de Lampião e vai percorrer mais cinco cidades até o fim do ano. A exposição reúne cerca de 50 painéis que retratam a beleza de paisagens e tipos humanos da Chapada do Apodi, no Sertão Potiguar. 
As paisagens naturais, a fauna, a flora, a gastronomia e arquitetura da região, por onde passou o cangaceiro mais famoso do Brasil, foram retratadas em imagens, que mostram o lado mais belo do sertão potiguar e compõem uma exposição fotográfica itinerante. A mostra faz parte do projeto Território Sertão do Apodi – Nas Pegadas de Lampião, uma iniciativa do Sebrae-RN para criar novos produtos e oportunidades de negócios usando a cultura para agregar valor à economia, ao turismo e ao artesanato em 17 cidades situadas na chapada do Apodi. A exposição já foi montada em quatro municípios e, atualmente, encontra-se em Itaú, onde fica até o dia 16.

O projeto formou um grande acervo visual da região, catalogando mais de 500 fotos, e parte desse total foi transformada em painéis que integram a exposição. Nesta segunda etapa, os fotógrafos Fred Veras, Henrique José, Max Pereira, Rodrigo Sena percorreram os municípios de Severiano Melo, Caraúbas, Itaú, Janduís, Rafael Godeiro, Messias Targino, Olho d’Àgua dos Borges, Upanema e Triunfo Potiguar para registrar momentos de rara beleza dos bens culturais e paisagísticos do Rio Grande do Norte. Eles captaram imagens de cenários exuberantes, como a Lagoa do Apanha-Peixe (Caraúbas), as ruínas da cerâmica Cevânia (Upanema), o açude da Fazenda Cangaíra (Messias Targino), a pedra do Sino no sítio Umari (Upanema) e o Pico do Ererê (Triunfo Potiguar). Paisagens que compõem um case de cartões postais, elaborado pelo projeto.

Os tipos humanos característicos da região, como a rezadeira, o artesão de couro, os repentistas e o vendedor de rede, também foram retratados nesses postais. A expedição foi baseada nos dados colhidos no mapeamento da cultura material e imaterial do Território Sertão do Apodi pelos pesquisadores do Integra Pesquisa e Consultoria (IPC). “As exposições fotográficas trabalham a auto-estima da população envolvida, fazendo um resgate cultural e promovendo a divulgação de cenários esquecidos no dia-a-dia. Essa promoção gera novas ideias e estimula a economia da cultura na região. Fortalecendo a criação de novos negócios e de uma postura empreendedora”, explica o gestor do projeto, Ângelo Baeta.


CANGAÇO - Inspirado na estética do cangaço e do sertão, o Território Sertão do Apodi - Nas Pegadas de Lampião propõe o desenvolvimento territorial de 17 municípios potiguares. O projeto cria novos produtos e oportunidades de negócios com base na ideia de “culturalização” da economia, do turismo e do artesanato. Essa ação do Sebrae busca desenvolver a região por meio do estímulo ao empreendedorismo, à capacitação, à qualificação e à gestão dos negócios, sempre valorizando as vocações e atividades já existentes no território.

O objetivo principal é fomentar o empreendedorismo a partir da potencialização das vocações produtivas do território, com o intuito de ampliar e diversificar oportunidades de geração de pequenos negócios e postos de trabalho na Chapada do Apodi, que tem extensão territorial de 8.280,20 quilômetros quadrados. É nessa área onde estão localizados os municípios de Apodi, Campo Grande, Caraúbas, Felipe Guerra, Governador Dix-Sept Rosado, Itaú, Janduís, Messias Targino, Olho d’agua dos Borges, Paraú, Patu, Rafael Godeiro, Rodolfo Fernandes, Severiano Melo, Triunfo Potiguar, Umarizal e Upanema. O projeto tem o apoio do Governo do Estado, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e das prefeituras locais.


 LOCAIS E DATAS DA EXPOSIÇÃO:

21/10 a 05/11 - Upanema: Escola Estadual Calazans Freire
09/11 a 22/11 - Triunfo Potiguar: Centro Comunitário, rua Gregório de Melo.


FOTOS:





Nenhum comentário:

Postar um comentário