quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Porto de Natal terá cabotagem até fevereiro



A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) pretende  implantar duas linhas de cabotagem no Porto de Natal. Essas rotas devem ser iniciadas entre novembro deste ano e fevereiro de 2015, segundo planejamento do presidente da Codern, Emerson Fernandes. De início, a expectativa é de ter  100 contêiners, por embarque e desembarque. A Companhia acredita alcançar a marca de 350 contêiners dentro de um ano.

No entanto, a implantação do sistema esbarra em algumas dificuldades. A Secretaria dos Portos exigiu novo estudo de barimetria para avaliar a área de calado do Porto (metragem de profundidade da quilha do navio), na condição de autorizar navios de grande porte. Outra situação é a falta de defensas nas pilastras da Ponte Newton Navarro, acarretando restrições. Pela falta de proteção os navios só podem entrar de dia, e com dois rebocadores, o que aumenta o custeio.

A empresa Log-In Logística Intermodal é quem está em negociação com a Codern. A transportadora, chamada de armadora no meio marítimo,  abastecerá duas linhas de cabotagem no Porto de Natal. Cada uma com frequência quinzenal, inicialmente. A primeira, linha Costa Norte, faz o trajeto entre os portos de Manaus, Natal e São Paulo. Enquanto a linha Atlântico Sul faz paradas em Fortaleza, Natal e Buenos Aires.

“Teremos quatro navios mensais. Com essas duas linhas,  estaremos muito bem servidos, e com expectativa de superar esse quantitativo e termos linhas semanais”, posiciona o presidente. De acordo com ele, os produtos para o transporte seriam frutas, têxteis, sal refinado e arroz. Somente este último seria para importação.

Não é a primeira vez que o Porto de Natal promove uma negociação de implantação de linha de cabotagem. Há cinco anos houve uma tratativa com armadores e, no fim das negociações, os empresários que tinham prometido cargas para a linha desistiram. “Geralmente um armador pede a garantia de 200 conteiners para colocar um linha. Mas, sabemos que ele pode iniciar com menos”, relata Hanna Safieh, diretor técnico da Codern, confiante com o sucesso do sistema.

A expectativa de crescimento de 100 contêiners, para 350, tem como justificativa a consolidação da linha. “Tivemos proposta de outros armadores, mas nenhum deles definiu a periodicidade de transporte”, este seria o diferencial do novo negocio. “Acreditamos que as empresas vão aderir a cabotagem quando começarem a ver a consolidação das linhas”, acredita Emerson Fernandes.

Ele acredita que a consolidação ampliará a movimentação do Porto de Natal, além de baratear os custos de produtos importados. Ele contabiliza uma movimentação de 300 mil toneladas, no Porto e pretende fechar o ano tendo 600 mil toneladas. “Já havia a expectativa de ultrapassarmos a marca de 700 mil toneladas em 2015. Com a cabotagem podemos chegar a 900 mil toneladas”, disse o presidente.

Atualmente, a única linha regular é para a Europa (porto de Algeciras/ESP, Rotterdam/HOL, Dillbury/GR, Viggo/ESP). Mas, há também negociações para implantar uma linha que atenda a demanda para os Estados Unidos da América (Costa Leste e Oeste) e o continente asiático.

Resíduos Sólidos

Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos constata a necessidade de mudanças na estrutura do Porto de Natal para garantir condições ambientais seguras,e  em conformidade com a legislação. Segundo o programa, o porto precisa construir, ou adequar, de uma área para transbordo temporário, uma espécie de central de resíduos. Como também, instalar barreiras físicas nas edificações que oferecem abrigo para animais “nocivos”, especialmente pombos – devido a movimentação de trigo. Além de limpeza dos resíduos dispersos, e implementação de um programa integrado de controle e manejo. Este programa foi desenvolvido em pelo Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (IVIG), em parceria com a Secretaria de Portos (SEP). Apesar das indicações, o presidente da Codern, Emerson Fernandes garante ter cuidados nesta área, e também a reconstituição, há dois meses, de uma coordenação de meio ambiente, que está lidando diretamente com resoluções desta área, quando identificadas.

Tribuna do Norte


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