A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) pretende implantar duas
linhas de cabotagem no Porto de Natal. Essas rotas devem ser iniciadas entre
novembro deste ano e fevereiro de 2015, segundo planejamento do presidente da
Codern, Emerson Fernandes. De início, a expectativa é de ter 100
contêiners, por embarque e desembarque. A Companhia acredita alcançar a marca
de 350 contêiners dentro de um ano.
No entanto, a implantação do sistema esbarra em algumas dificuldades. A
Secretaria dos Portos exigiu novo estudo de barimetria para avaliar a área de
calado do Porto (metragem de profundidade da quilha do navio), na condição de
autorizar navios de grande porte. Outra situação é a falta de defensas nas
pilastras da Ponte Newton Navarro, acarretando restrições. Pela falta de
proteção os navios só podem entrar de dia, e com dois rebocadores, o que
aumenta o custeio.
A empresa Log-In Logística Intermodal é quem está em negociação com a Codern. A
transportadora, chamada de armadora no meio marítimo, abastecerá duas
linhas de cabotagem no Porto de Natal. Cada uma com frequência quinzenal,
inicialmente. A primeira, linha Costa Norte, faz o trajeto entre os portos de
Manaus, Natal e São Paulo. Enquanto a linha Atlântico Sul faz paradas em
Fortaleza, Natal e Buenos Aires.
“Teremos quatro navios mensais. Com essas duas linhas,
estaremos muito bem servidos, e com expectativa de superar esse quantitativo e
termos linhas semanais”, posiciona o presidente. De acordo com ele, os produtos
para o transporte seriam frutas, têxteis, sal refinado e arroz. Somente este
último seria para importação.
Não é a primeira vez que o Porto de Natal promove uma negociação de implantação
de linha de cabotagem. Há cinco anos houve uma tratativa com armadores e, no
fim das negociações, os empresários que tinham prometido cargas para a linha
desistiram. “Geralmente um armador pede a garantia de 200 conteiners para
colocar um linha. Mas, sabemos que ele pode iniciar com menos”, relata Hanna
Safieh, diretor técnico da Codern, confiante com o sucesso do sistema.
A expectativa de crescimento de 100 contêiners, para 350, tem como
justificativa a consolidação da linha. “Tivemos proposta de outros armadores,
mas nenhum deles definiu a periodicidade de transporte”, este seria o
diferencial do novo negocio. “Acreditamos que as empresas vão aderir a
cabotagem quando começarem a ver a consolidação das linhas”, acredita Emerson
Fernandes.
Ele acredita que a consolidação ampliará a movimentação do Porto de Natal, além
de baratear os custos de produtos importados. Ele contabiliza uma movimentação
de 300 mil toneladas, no Porto e pretende fechar o ano tendo 600 mil toneladas.
“Já havia a expectativa de ultrapassarmos a marca de 700 mil toneladas em 2015.
Com a cabotagem podemos chegar a 900 mil toneladas”, disse o presidente.
Atualmente, a única linha regular é para a Europa (porto de Algeciras/ESP,
Rotterdam/HOL, Dillbury/GR, Viggo/ESP). Mas, há também negociações para
implantar uma linha que atenda a demanda para os Estados Unidos da América
(Costa Leste e Oeste) e o continente asiático.
Resíduos Sólidos
Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos constata a necessidade de
mudanças na estrutura do Porto de Natal para garantir condições ambientais
seguras,e em conformidade com a legislação. Segundo o programa, o porto
precisa construir, ou adequar, de uma área para transbordo temporário, uma
espécie de central de resíduos. Como também, instalar barreiras físicas nas edificações
que oferecem abrigo para animais “nocivos”, especialmente pombos – devido a
movimentação de trigo. Além de limpeza dos resíduos dispersos, e implementação
de um programa integrado de controle e manejo. Este programa foi desenvolvido
em pelo Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (IVIG), em parceria
com a Secretaria de Portos (SEP). Apesar das indicações, o presidente da
Codern, Emerson Fernandes garante ter cuidados nesta área, e também a
reconstituição, há dois meses, de uma coordenação de meio ambiente, que está
lidando diretamente com resoluções desta área, quando identificadas.
Tribuna do Norte
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