quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Mossoró - RN recebe museu itinerante Sentimentos da Terra



Entre os dias 25 e 28 deste mês, Mossoró vai vivenciar, de forma histórica e interativa, a trajetória de lutas pela terra em nosso país. O caminhão-museu Sentimentos da Terra chega à cidade trazendo, sobre quatro rodas e com tecnologia lúdica e avançada, a história da reforma agrária no Brasil. 

A exposição museográfica faz parte da programação da Festa da Liberdade e conta com o apoio da Prefeitura de Mossoró. Estará aberta ao público na Estação das Artes Elizeu Ventania nos dias 25, 26 e 27, de 15h às 20h, e ainda no domingo, 28, de 9h às 12h.

Sentimentos da Terra é um museu Itinerante desenvolvido por meio da parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário. De forma lúdica, recupera, em variadas linguagens historiográficas e suportes de divulgação, o tratamento dado às formas de resistência camponesa e à história da luta pela terra no Brasil. Nesse cenário, divulga fatos e versões muitas vezes não conhecidos dessa trajetória, contribuindo para a difusão do conhecimento e consolidação da democracia.

A secretária da Cultura, Isolda Dantas, informa que o caminhão-museu já visitou onze cidades em vários Estados brasileiros, desde março de 2013, e mais de 22 mil pessoas conheceram a mostra. “Mossoró foi uma das poucas cidades escolhidas no ano para receber a exposição e essa presença enriquece a programação da Festa da Liberdade. Convidamos a população para visitar o museu e conhecer melhor a história da luta pela terra no país”, declarou.

Os agendamentos de grupos para visitas ao caminhão-museu Sentimentos da Terra pode ser feito através do e-mail sentimentosdaterra@gmail.com.

Revivendo a história


A exposição é gratuita e totalmente interativa, oferecendo conteúdos de maneira inovadora. Exemplo disso é a Tenda de Caracterização, onde é possível vestir figurinos de personagens históricos da questão agrária no Brasil, registrando em fotos junto aos painéis temáticos montados no caminhão. Quem passar por lá pode se transformar em um barão do café, um padre jesuíta, um cangaceiro, ou personagens míticos como Chica da Silva e Antônio Conselheiro.

No Espaço da Imaginação podem ser consultados desde publicações e estudos sobre desenvolvimento rural a livros de arte relacionados ao tema, além de acesso a computadores e internet. A exposição Gira-Gira, na parte lateral do veículo, narra, em grandes painéis, a trajetória de personalidades envolvidas com a questão agrária brasileira, como Chico Mendes, Leonel Brizola e Elisabeth Teixeira.

A tecnologia de ponta também está presente no caminhão-museu, com duas salas de cinema, onde são exibidos 11 documentários feitos com recursos de animação em computação gráfica, que utilizam pinturas, fotografias, gravuras, ilustrações e documentos históricos em sua composição. Os vídeos são narrados por importantes nomes da cultura brasileira, como Chico Buarque, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Regina Casé, entre outros.

Toda a programação visual e cenográfica da exposição é assinada pelo designer e cenógrafo Gringo Cardia. A curadoria historiográfica está a cargo de Heloísa Starling, coordenadora do Projeto República da UFMG.

Prefeitura de Mossoró

Nenhum comentário:

Postar um comentário