A construção do novo aeroporto de Mossoró, obra federal que
impulsionará o desenvolvimento da região Oeste, deu um importante passo para
sair do papel. Ontem, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves
(PMDB), principal articulador do projeto no âmbito do Governo Federal, recebeu
o ofício do ministro Moreira Franco, da Secretaria de Aviação Civil,
comunicando a inclusão do aeroporto de Mossoró no Programa de Investimentos em
Logística: Aeroportos.
No documento, o ministro informa que representantes da empresa Projen/Planway
estiveram em Mossoró no mês de janeiro para avaliar os aspectos técnicos da
obra. Esse estudo de viabilidade técnica foi concluído em março. A Secretaria
de Aviação Civil já encaminhou ao Banco do Brasil a autorização para a execução
do estudo preliminar. Em seguida, será elaborado o anteprojeto que dará início
à licitação para as obras.
Desde que iniciaram as negociações em torno de um novo aeroporto para a segunda
maior cidade do Estado, Henrique Alves abraçou a ideia e encampou a luta pelo
projeto. Em sua conta no Twitter, ontem, o deputado mandou um recado a quem
desconfia do projeto. “Muita especulação sobre novo aeroporto de Mossoró.
Resolvi divulgar a palavra do Min. Moreira Franco. Ate para os incrédulos ou de
má fé.”
O anúncio de que o Rio Grande do Norte ganharia dois novos aeroportos – nas
cidades de Mossoró e Caicó – ocorreu em fevereiro deste ano, durante um
encontro do ministro Moreira Franco e o presidente da Câmara dos Deputados. Na
ocasião, foi apresentado um relatório da Secretaria Nacional de Aviação Civil
sobre a situação dos aeroportos dessas cidades.
A expectativa é de que sejam investidos R$ 218,2 milhões, dentro do Programa de
Aviação Regional do Rio Grande do Norte. O consórcio Progen-Planway é
responsável por desenvolver os projetos de viabilidade técnica, estudo
preliminar, anteprojeto, ensaios e sondagens, projeto executivo de fundações e
analise de projetos executivos.
Os estudos técnicos serão fundamentais para se decidir a localização dos novos
aeroportos. De acordo com o relatório apresentado pelo ministro, não há
possibilidade de ampliar o aeroporto Dix-Sept Rosado, que funciona de forma
precária em Mossoró. O Comando Aéreo Regional (Comaer) constatou 71 obstáculos,
não oferecendo condições para ampliação.
O cronograma prevê que entre abril e junho deste ano, serão feitas as
prospecções para a definição dos novos locais. Os estudos técnicos definitivos
serão apresentados entre agosto e outubro. Em dezembro deverá sair o estudo
preliminar e as licitações, dependendo das desapropriações e licenciamento
ambiental, serão realizadas entre janeiro e abril de 2015.
Estrada do Cajueiro
Outra obra na região Oeste que vem sendo objeto de luta do deputado Henrique
Alves, a pavimentação da BR-437, conhecida como Estada do Cajueiro, também
ganhou impulso para sair do papel. O Diário Oficial da União comunicou em sua
edição de ontem a reabertura do prazo de licitação.
Também através de sua conta no Twitter, o deputado comemorou e aproveitou para
agradecer a presidente Dilma Rousseff. “Publicado no DO edital da estrada
do Cajueiro, DNIT. Agradeço a Pres. Dilma o compromisso assumido e agora cumprido
com o meu Estado.” Assim que saiu a primeira publicação do edital, no início do
ano, Henrique Alves se reuniu com o diretor-executivo do Departamento Nacional
de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Tarcísio Gomes de Freitas, em Brasília
para discutir o início da obra.
Tribuna do Norte
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