Linha de camisetas para a Copa tem duplo sentido, segundo
governo.
Presidente Dilma destacou no Twitter esforços contra o turismo sexual.
Uma linha de camisetas da Adidas feitas para a Copa, à venda
no site da empresa nos Estados Unidos, irritou o governo brasileiro por haver
conotação sexual nos desenhos. A coleção pegou tão mal que motivou a presidente
da República, Dilma Rousseff, a escrever no Twitter que o país não aceita e
está pronto para combater o turismo sexual. O Instituto Brasileiro de Turismo
(Embratur) afirmou ter procurado a Adidas para pedir que as peças sejam
retiradas do mercado.
"Vamos entrar em contato com a direção da Adidas,
fazendo um apelo para que reveja essa atitude e tire os produtos do
mercado", afirmou o presidente da Embratur, Flávio Dino, por meio de nota.
"Essa campanha vai no sentido contrário ao que o Brasil defende. Nosso
esforço é voltado para a promoção do Brasil pelos atributos naturais e
culturais."
Em uma das camisetas há o desenho de um coração e um
triângulo no meio, dando a impressão de que são nádegas com um biquíni fio
dental, e a frase: "I love Brazil" (Eu amo o Brasil). Na outra, há o
desenho de uma garota, também de biquíni, com a frase "Lookin' to
score", que pode ser traduzida como "Atrás de pegar garotas".
Ambas são vendidas na faixa de US$ 25 (perto de R$ 60).
A polêmica linha de camisetas fez a presidente Dilma se
posicionar em sua conta no Twitter. Ela não cita diretamente os produtos ou a
Adidas, mas, em quatro mensagens, fala sobre a política contra exploração
sexual que trava o país. Na primeira delas, declarou que "O Brasil está
feliz em receber turistas q chegarão p/ Copa, mas também está pronto p/
combater o turismo sexual".
Em nota, o presidente da Embratur também reforçou a
repressão ao “turismo sexual”. “A exploração sexual é um crime inaceitável e
não pode ser confundida de forma alguma com uma modalidade de turismo”, afirma
Dino. “Queremos deixar claro aos nossos principais parceiros comerciais na área
do turismo que o Brasil não tolera esse tipo de crime em seu território.”
O G1 procurou a assessoria de imprensa da Adidas
no Brasil, e recebeu uma resposta:
Após o contato da Embratur e a polêmica gerada nas redes
sociais, a Adidas decidiu por encerrar a comercialização dos produtos, que
estavam disponíveis em sua página americana, mesmo sem direcionamento para o
Brasil. Em posicionamento oficial, a marca enfatizou que “sempre acompanha de
perto a opinião de seus consumidores e parceiros, e por isso anuncia que
os produtos em questão não mais serão comercializados pela marca. É importante
frisar que trata-se de uma edição limitada que estaria disponível apenas para
os Estados Unidos”. *colaborou Felipe Collins Figueiredo.
G1
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