quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Aeroporto de Mossoró - RN será um dos mais modernos das Américas.



A luta pela construção do novo aeroporto de Mossoró ganha um novo e importante capítulo. O ministro da Secretaria Nacional de Aeroportos, Moreira Franco, confirmou que a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte ganhará o novo equipamento, inclusive, anunciando detalhes do importante projeto.

Segundo o ministro, o consórcio Progen-Planway será responsável pelos projetos de viabilidade técnica, estudo preliminar, anteprojeto, ensaios e sondagens, projeto executivo de fundações e análise de projetos executivos. Outro consórcio, Cartografia Aeroportuária, contratado em novembro de 2013, está fazendo o levantamento topográfico. A consultoria para o licenciamento ambiental está em fase de contratação e será realizada pela empresa Bioma Consultoria Ambiental Ltda.

Outro ponto definido é o cronograma do projeto, que prevê prazo entre abril e junho deste ano para a conclusão do trabalho de prospecções e definição do local do novo aeroporto. O investimento será da ordem de R$ 218,2 milhões, incluindo o novo aeródromo de Caicó, na região do Seridó, dentro do Programa de Aviação Regional do Rio Grande do Norte.

A localização do novo aeroporto de Mossoró, cujas áreas já foram disponibilizadas pelo Município, está sendo discutida entre o secretário de Aeroportos, Nelson Negreiros, e a secretária de Infraestrutura do RN, engenheira Kátia Pinto.

A decisão de construir o novo aeroporto ganhou motivação, além da necessidade tão antiga quanto urgente, na ineficiência do velho Aeroporto Dix-sept Rosado. Segundo levantamento feito por técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), para o velho “campo de aviação” ser inserido na malha aeroviária regional, teria que passar por ajustes. O principal deles seria o rebaixamento do aeroporto, com isso, a pista de 2 mil metros sofreria uma redução de 560 metros.

O relatório da Anac apresentou outros 71 obstáculos, não oferecendo, assim, as condições para ampliação.

Esse quadro pintado pela Anac não traz surpresa. Nesse canto de página, por inúmeras vezes, foi comentado o quadro de problemas do aeroporto, principalmente devido à “invasão” do imobiliário que se verticalizou ao redor de seu cone, criando problemas de operacionalização de voos.

Por outro lado, a localização urbana do aeroporto passou a inibir o crescimento da construção civil na área mais nobre de Mossoró.

O novo aeroporto – bandeira de luta levantada nesse canto de página – era e é a única saída. Agora, com o anúncio feito pelo ministro Moreira Franco, vamos continuar vigilante para que a promessa saia do papel. Cobrança que todos devem fazer, por que é hora de luta.

Fonte: Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário