A luta pela construção do novo aeroporto de
Mossoró ganha um novo e importante capítulo. O ministro da Secretaria Nacional
de Aeroportos, Moreira Franco, confirmou que a segunda maior cidade do Rio
Grande do Norte ganhará o novo equipamento, inclusive, anunciando detalhes do
importante projeto.
Segundo o ministro, o consórcio Progen-Planway será responsável pelos projetos de viabilidade
técnica, estudo preliminar, anteprojeto, ensaios e sondagens, projeto executivo
de fundações e análise de projetos executivos. Outro consórcio, Cartografia
Aeroportuária, contratado em novembro de 2013, está fazendo o levantamento
topográfico. A consultoria para o licenciamento ambiental está em fase de
contratação e será realizada pela empresa Bioma Consultoria Ambiental Ltda.
Outro ponto definido é o cronograma do projeto, que
prevê prazo entre abril e junho deste ano para a conclusão do trabalho de
prospecções e definição do local do novo aeroporto. O investimento será da
ordem de R$ 218,2 milhões, incluindo o novo aeródromo de Caicó, na região do
Seridó, dentro do Programa de Aviação Regional do Rio Grande do Norte.
A localização do novo aeroporto de Mossoró, cujas
áreas já foram disponibilizadas pelo Município, está sendo discutida entre o
secretário de Aeroportos, Nelson Negreiros, e a secretária de Infraestrutura do
RN, engenheira Kátia Pinto.
A decisão de construir o novo aeroporto ganhou
motivação, além da necessidade tão antiga quanto urgente, na ineficiência do
velho Aeroporto Dix-sept Rosado. Segundo levantamento feito por técnicos da
Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), para o velho “campo de aviação” ser
inserido na malha aeroviária regional, teria que passar por ajustes. O
principal deles seria o rebaixamento do aeroporto, com isso, a pista de 2 mil
metros sofreria uma redução de 560 metros.
O relatório da Anac apresentou outros 71 obstáculos,
não oferecendo, assim, as condições para ampliação.
Esse quadro pintado pela Anac não traz surpresa.
Nesse canto de página, por inúmeras vezes, foi comentado o quadro de problemas
do aeroporto, principalmente devido à “invasão” do imobiliário que se
verticalizou ao redor de seu cone, criando problemas de operacionalização de
voos.
Por outro lado, a localização urbana do aeroporto
passou a inibir o crescimento da construção civil na área mais nobre de
Mossoró.
O novo aeroporto – bandeira de luta levantada nesse
canto de página – era e é a única saída. Agora, com o anúncio feito pelo
ministro Moreira Franco, vamos continuar vigilante para que a promessa saia do
papel. Cobrança que todos devem fazer, por que é hora de luta.
Fonte: Facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário