sexta-feira, 2 de agosto de 2013

SECRETÁRIO ESTADUAL DE PLANEJAMENTO AFIRMA QUE ESTADO DO RN ESTÁ “TECNICAMENTE QUEBRADO”



O secretário estadual de Planejamento, Obery Rodrigues, afirmou em entrevista ao O Jornal de Hoje que o Estado do Rio Grande do Norte está tecnicamente quebrado.

Ele explicou não ter condições de afirmar que o Estado está falido, mas que estaria quebrado. "Não há uma previsão legal de falência quando se fala em Estado. Agora, se afirma que o Estado quebrou quando ele perde a condição de financiar os serviços públicos fundamentais e quando não consegue pagar seus credores. O Estado está quebrado, porque não está conseguindo honrar integralmente os seus compromissos", admitiu.

Com tom de alívio, o secretário afirmou que a folha de julho foi paga, mas avisou que será preciso um grande esforço para a folha de agosto. "O dinheiro está na conta. Já recebemos uma mensagem confirmando isso. Para o pagamento do próximo mês será outra batalha. Será necessário um monitoramento da receita para ver como se comporta. Será um olho na receita e olho na despesa. E isso diariamente", acrescentou.

Com sinceridade, ele sinalizou que não há expectativa de melhorias nas contas a curto prazo. "O esforço é nesse sentido (equilibrar as contas). É conter o aumento das despesas para equilibrar as contas públicas. Fora disso, não tem salvação. A sociedade é quem vai sofrer com isso, porque faltam recursos para a execução de serviços fundamentais", avisou.

Sobre os US$ 540 milhões que virão para o Governo do Estado via Bird não vão chegar de uma vez só. "Esses recursos não vão chegar todos de uma vez, a liberação será feita, na primeira etapa, em cinco anos. E os recursos são todos comprometidos, com utilização específica nos programas, sob rígido controle do Banco Mundial. É terminantemente proibido, por exemplo, a utilização de recursos para o pagamento de pessoal, sob possibilidade de crime de responsabilidade", explicou.

Ele disse ainda que se for convocado está à disposição para prestar esclarecimentos na Assembleia Legislativa. "Estou à disposição para ir e levar os números que provam tudo que estamos dizendo", frisou.


Postagem de Evandro Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário