domingo, 18 de agosto de 2013

Plano Safra Semiárido é apresentado aos prefeitos potiguares!



Dezenas de prefeitos de municípios potiguares conheceram hoje, por meio do Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, os detalhes do Plano Safra – Semiárido, lançado nesta manhã (06) pelo Governo Federal em parceria com o Governo do Rio Grande do Norte.

Diante da estiagem e dos problemas causados pela seca nos municípios brasileiros, o Governo Federal lança, após 10 anos da criação do Plano Safra, um novo programa, destinado especificamente a atender às peculiaridades da região do semiárido brasileiro. É nessa região que se concentra 11% do território do país e 13% da população.

A governadora Rosalba Ciarlini assinou junto com o ministro Vargas, durante solenidade realizada na Escola de Governo, no Centro Administrativo, um acordo de cooperação técnica visando a articulação institucional para a execução de ações que compõem o Plano Safra da Agricultura Familiar e o Plano Safra Semiárido 2013/2014.

Segundo Rosalba, o RN deve potencializar as ações e contribuições que estão sendo aplicadas no estado. “Vamos fazer com que o Plano Safra prospere ainda mais. Sabemos que a burocracia ainda emperra e dificulta muita coisa, porém temos que continuar lutando, pois sei que por parte do Ministério do Desenvolvimento Agrário existe boa vontade, então vamos em frente”, afirmou a governadora.

O Plano Safra Semiárido contém cinco linhas básicas de atuação que serão destinadas aos sistemas produtivos com reservas de água, para a construção de cisternas e barragens submersas; ao sistema rotativo de reserva de alimento para os animais; recuperação de cultivos alimentares; recuperação da pecuária e estímulo à agroindústria.

Para o ministro Pepe Vargas, o plano precisa ser aplicado com o apoio de todas as esferas de poder. “Temos que trabalhar juntos para melhorar a qualidade de vida do povo brasileiro. O programa que estamos lançando hoje vai muito além de uma linha de crédito, são ações conjuntas e com diversas políticas públicas”, destacou. Vargas disse que as ações emergenciais garantidas pelo Governo Federal vão continuar naqueles municípios que ainda estão passando pelo período de estiagem. “Falei com a presidenta Dilma e ela garantiu que as cidades que ainda passam por dificuldades vão receber os benefícios federais, como o seguro Garantia Safra e o Bolsa Estiagem”, assegurou o ministro.

Só no RN há 46.753 agricultores cadastrados para receber o seguro. Na safra 2012/2013, 140 municípios solicitaram adesão. Para a safra 2013/2014, até o momento, 148 municípios estão em fase de solicitação de 64.000 mil cotas.

Na solenidade de lançamento, a governadora Rosalba Ciarlini e o ministro entregaram máquinas e caminhões referentes à segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2. O objetivo é que as 80 cidades que receberam esses equipamentos possam construir estradas vicinais e amenizar os impactos da estiagem, utilizando os caminhões para a abertura de barragens e tanques. Ao todo foram entregues 81 equipamentos, sendo 32 caminhões-caçamba, 13 retroescavadeiras e 36 pás carregadeiras, um investimento de aproximadamente R$ 100 milhões.

Participaram do lançamento os secretários de Agricultura, José Teixeira Júnior, e o de Assuntos Fundiários, Rodrigo Fernandes; o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Raimundo Costa; o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Benes Leocádio; o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Norte (FETARN), Ambrósio Lins e representantes do Banco do Nordeste e do Banco do Brasil.

Por Assecom/ RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário