sábado, 17 de agosto de 2013

Projeto da UERN dá início ao Inventário Turístico do município de Felipe Guerra - RN


InvTur Felipe Guerra


(Integrantes do Grupo Invtur - UERN)

O Projeto de Extensão Inventário da Oferta Turística (INVTUR), do Departamento de Turismo da UERN, esteve no município de Felipe Guerra (RN) nos dias 16 e 17 de agosto. 

O projeto é coordenado pela Profa. Rosa Maria Rodrigues Lopes e é composto por estudantes bolsistas e voluntários do Curso de Turismo que atuam como pesquisadores no levantamento de informações sobre infraestrutura de apoio ao turismo, serviços, equipamentos e atrativos turísticos. O projeto é executado com base em metodologia orientada pelo Ministério do Turismo e conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Felipe Guerra, com especial destaque para a Secretaria de Turismo. 

A visita teve por objetivo a construção Inventário da Oferta Turística que irá subsidiar o planejamento, a gestão e a divulgação da atividade turística municipal e funcionar como de consulta para estudantes, empresários e pesquisadores, a fim de: Disponibilizar aos visitantes, planejadores e gestores dados confiáveis sobre a oferta turística brasileira. 

No primeiro dia os pesquisadores foram recebidos pela secretaria de turismo do município Aizianne Leite, onde na oportunidade uma apresentação do grupo de dança recebeu a equipe no Auditório do COMDICA. Após a solenidade, todos foram divididos em equipe e se dirigiram as nove comunidades da zona rural, para aplicação dos formulários. 

O trabalho foi intenso, já que durante a tarde os pesquisadores também inventariaram a zona urbana.  Toda instituição comercial e de ensino, igrejas, unidades de saúde e associações foram visitadas pela equipe. No outro dia foi dedicada a finalização dos restantes dos questionários, retornando a cidade de Mossoró após o almoço. 

Vale salientar que a Prefeitura proporcionou a parte logística de forma favorável. O Transporte, a hospedagem e alimentação foram fatores que agilizaram no decorrer dos trabalhos. Algumas informações restantes serão feitas em gabinete e a inventariação das mais de 240 cavernas acontecerá em outro momento, com data ainda não definida.

O inventário é o primeiro passo para o inicio do futuro turístico de Felipe Guerra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário