domingo, 14 de julho de 2013

‪Memorial da ‪‎Resistência ‪Mossoroense



O Memorial da Resistência é um museu de exposições que destacam o tema do Cangaço e a resistência da cidade de Mossoró ao bando de Virgulino Ferreira da Silva - vulgo Lampião - que tentou invadir a cidade no ano de 1927. Composto por três andares, que abrigam cinco módulos para destacar diferentes temas e aspectos do Cangaço, o memorial apresenta exposição de vários painéis.


Mossoró é conhecida como a única cidade do Nordeste a expulsar Lampião e o seu bando sem a ajuda das forças militares e unicamente com a participação do povo da cidade que se armou e abateu um dos mais importantes membros do bando de Lampião, um cangaceiro chamado de Jararaca. Desde então, a cidade ficou conhecida como a terra da resistência.
Oitenta e um ano depois, a resistência de Mossoró ao bando de Lampião ainda rende. Foi da cidade, em 1927, que o cangaceiro e seu bando correram em busca do sertão cearense. Naquele tempo, Lampião era tido como o "rei do Nordeste", e apenas a citação de seu nome causava temor a quem ouvisse. Não se discute se era bandido ou vítima do sistema, como apregoam alguns historiadores, mas o certo é que Virgulino Ferreira da Silva fez história, e Mossoró, a exemplo de outras cidades do semi-árido nordestino, faz parte desse enredo, que hoje é contado – em fotos e textos – em exposição permanente no Memorial da Resistência.

Mossoró - RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário