domingo, 28 de julho de 2013

IX - SEMANA DE FILOSOFIA DA UERN: Perspectivas da Filosofia Contemporânea!



Atualmente a filosofia apresenta-se sob múltiplos olhares e perspectivas. Desde a noção mais tradicional de um saber sobre a verdade e sobre o ser, à noção de busca do sentido do ser, de análise conceitual da linguagem e do discurso, passando também pelo estudo da existência humana, e de uma reflexão crítica em vistas da emancipação social. A riqueza destas perspectivas, longe de tornar a filosofia um conhecimento secundário e distante da vida, ao contrário, torna o mesmo mais dinâmico e rico. Um exemplo de tal perspectiva encontramos no filósofo F. Nietzsche, para o qual a filosofia é essencialmente afirmação da vida, da vontade de potência, e, especialmente da crítica e do estudo dos diversos valores e formas de vida que permeam nossa sociedade. 

Com o reconhecimento destes múltiplos olhares, o departamento do curso de Filosofia de Mossoró, em parceria com o departamento do curso de Filosofia de Caicó, promove nos dias 05 a 09 de agosto de 2013, nas dependências da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais – FAFIC, a IX SEMANA DE FILOSOFIA DA UERN. Compõe os eventos da semana o seminário “A atualidade do pensamento de Nietzsche”, no dia 06 de agosto, e o II SIMPHILO - Simpósio Estadual sobre o Ensino de Filosofia, nos dias 8 e 9 de agosto.

Com o objetivo de se constituir em um espaço de estudo e discussão filosófica entre professores e alunos de filosofia e afins da UERN e de outras IES, o Evento Acadêmico se constituirá das seguintes atividades: conferências, mesas redondas, minicursos e comunicações. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário