Monumento é considerado a maior imagem católica do mundo
A cidade de Santa Cruz é famosa no Rio Grande do Norte pelo
turismo religioso devido ao Alto de Santa Rita de Cássia, um santuário com um
monumento de 56 metros em homenagem à padroeira que é considerado a maior
imagem católica do mundo. Mas o município - que fica a 115 quilômetros da
capital, Natal - tem outros atrativos além do religioso. Para identificar o
potencial e estimular o desenvolvimento dos negócios da região, o Sebrae no Rio
Grande do Norte criou, em parceria com a prefeitura local, um roteiro turístico
para a região.
Os detalhes do projeto foram
apresentados na terça-feira (2) a um grupo de 40 empresários de municípios da
região, entre eles proprietários de hotéis, pousadas, bares e lanchonetes,
taxistas e agentes de viagens. Levantamento preliminar indica que a região tem
potencialidades favoráveis ao turismo devido à presença de museus, cachoeiras,
espaços culturais e outros monumentos, que vão além do aspecto religioso. A
proposta é agregar valor ao destino ao apresentar aos visitantes novas opções
de lazer em localidades próximas ao santuário, fomentando negócios para os
empreendimentos da região.
Com o novo roteiro, espera-se fortalecer a identidade
regional, incentivar o empreendedorismo, estimular a criação de novos negócios
e a expansão dos que já existem, ampliar e qualificar serviços e equipamentos
turísticos, além de facilitar o acesso das pequenas empresas do mercado
turístico regional, estadual, nacional e internacional.
“A atividade do turismo religioso é o principal elo de
desenvolvimento econômico da cidade, então o Sebrae entrou nessa parceria
com a prefeitura para criar um roteiro para região e capacitar os empresários
que já têm negócios para atender bem aos turistas”, explica o gerente do
Escritório Regional do Sebrae no Trairi, Leonel Pontes. O foco da atuação do
Sebrae será a melhoria na qualidade da prestação dos serviços.
Justificativas
O cenário é propício à
roteirização do turismo em Santa Cruz. Desde a sua inauguração, o Alto de Santa
Rita tem registrado mais de 100 mil visitas, chegando a contabilizar, em média,
três mil visitantes a cada fim de semana. Número que triplica em datas
especiais do calendário religioso, como Semana Santa e Natal.
A passagem de turistas de todos os estados do País e de outras nacionalidades
ajudou a modificar o perfil da cidade. Após a construção do complexo, o número
de leitos em Santa
Cruz deu um salto e hoje soma 412 leitos.
O projeto do novo roteiro turístico está sendo conduzido
pela analista do Sebrae-RN no setor de turismo, Darlyne Fontes Virginio. As
primeiras ações começam no dia 17 de abril com a primeira visita técnica às
localidades. Será feito o mapeamento de todos os empreendimentos da região e
das potencialidades que poderão ser inseridas no roteiro. Será feito um
inventário de todo o patrimônio do lugar e planejar o que deverá ser
contemplado no roteiro. Além disso, serão determinados os segmentos a partir
dos locais com maior relevância e identificado o perfil do público visitante.
A segunda fase começa em junho com a capacitação
dos empresários, através de cursos e palestras, e a realização de consultorias
individualizadas. A última etapa é a fase de mercado em que ocorrerá a
divulgação do destino junto às operadoras de turismo e agentes de viagens, o
que deve ocorrer em agosto.
Fonte: Diário Rodolfofernandense via Atualidades
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