sexta-feira, 5 de abril de 2013

Foz do Iguaçu sediará a mais importante competição de esportes radicais do mundo, o X Games Foz 2013!


Esportes Radicais nas Cataratas


Pela primeira vez,  a cidade de Foz do Iguaçu sediará um dos mais importantes eventos de esportes radicais do mundo, o X Games. Considerada as olímpiadas das modalidades radicais, o evento será realizado entre os dias 18 e 21 de abril de 2013, dentro do  Parque  Nacional das Cataratas do Iguaçu e no Parque Infraero. O evento captado em 2012, com apoio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), é a versão latino-americana (as competições acontecem em seis cidades do mundo) dos jogos de verão, e será executado durante três anos consecutivos na cidade paranaense.

A realização do X Games em Foz do Iguaçu faz parte de um esforço da Embratur para a captação de eventos internacionais, com o objetivo de aumentar a visibilidade do país no exterior. Atualmente, o Brasil ocupa o 7ª lugar no ranking da ICCA (International Congress & Convention Association). Em 2012, o país sediou cerca de 350 eventos internacionais, o que representa um crescimento de 15% em relação ao ano anterior.

Desde 2003, quando a Embratur passou a cuidar exclusivamente da promoção do país no exterior, houve aumento de 390% no número de eventos internacionais realizados no país. Naquele ano, foram 82 eventos em apenas 22 cidades. De 2010 para 2011, houve um aumento de 275 para 304 eventos, representando um crescimento de 10%, acima do crescimento mundial do turismo.

Segundo o presidente da Embratur, Flávio Dino, o crescente aumento de entrada de turistas estrangeiros no Brasil é o resultado de um trabalho feito em parceria entre governo  federal, governos estaduais, as prefeituras, os empresários e os profissionais do turismo, que buscam consolidar o país como um importante destino turístico mundial. “As ações do Governo, juntamente com a iniciativa privada, colocam o país em um novo patamar no mercado turístico internacional. O X Games é mais uma ação para complementar a série de eventos globais que acontecerão em breve no Brasil, como a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude neste ano; a Copa do Mundo, em 2014; e Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, em 2016”, comenta.

X Games Foz do Iguaçu

A cidade foi escolhida em maio de 2012 para ser uma das cidades sede das edições dos X Games em 2013, 2014 e 2015. A terra das Cataratas do Iguaçu, considerada uma das Sete Maravilhas da Natureza, ficou à frente de outras importantes cidades do mundo como Sydney, Moscou, Lisboa, Dubai, e Cancun na disputa para sediar uma das etapas dos jogos organizados pelos canais ESPN. Além de Foz, Los Angeles , Aspen, Tignes, Barcelona e Munique também serão sedes nos próximos três anos. Para chegar a final e ser escolhida cidade-sede dos X Games, Foz do Iguaçu deixou para trás 40 cidades de 21 países, desde o ano passado, quando se iniciou a disputa. Entre as finalistas brasileiras concorriam pelo direito de sediar os jogos São Paulo e Rio de Janeiro.

Serão disputadas 15 competições dentro das modalidades Skate, BMX, Moto X e Rally. Os locais que recebem essas competições são nada menos que o Parque Nacional do Iguaçu, em frente para as Cataratas do Iguaçu, e o Parque Infraero (próximo ao Centro de Convenções de Foz do Iguaçu), onde além das competições também receberá a área X Fest com o palco para shows e as ativações dos patrocinadores.

A candidatura da cidade foi proposta pela Brunoro Sport Business, empresa especializada em negócios do esporte, e conta com o apoio da Prefeitura de Foz do Iguaçu, do Governo Estadual do Paraná, e do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte.

Sobre os X Games

Os X Games é um evento de esportes anual, controlado e produzido pela ESPN, Inc., empresa multinacional líder em entretenimento esportivo multimídia no mundo, que se concentra em esportes de ação (radicais). Os X Games foi criado em 1995, nos Estados Unidos, com o nome The Extreme Games. Considerado a Olimpíada de Esportes Radicais atualmente, o evento é reconhecido no mundo  todo, tornando-se uma referência em esportes de ação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário