sexta-feira, 5 de abril de 2013

Conheça a nova Logo da Prefeitura Municipal de Portalegre - RN


CONCEITO PARA O LOGO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTALEGRE:





Tendo como tema “Portalegre histórica e/ou cultural”, busquei criar uma marca que levasse o observador a visualizar e conhecer as riquezas históricas, culturais e turísticas da cidade logo numa primeira visualização. Tentei aliar a isso também o desenvolvimento da cidade.


O Logo é formado por formas geométricas e ícones representativos. Os retângulos representam as construções, o crescimento e o desenvolvimento da cidade (uma forma maior que a outra caracteriza sempre o crescimento). Os ícones ao centro de cada forma representam símbolos da cidade, sua história, seu povo e sua origem. O efeito abaixo tem sua representação da serra (que é o símbolo maior desta cidade) e seus lençóis freáticos (que é uma característica deste município), a outra forma com a cor amarela representa a riqueza das terras, da sua histórica e da cultura, além de ser da terra que muitos portalegrenses tiram seu sustento.

Os ícones são figuras que representam pontos marcantes do município como: O Caju, riqueza natural que brota dessas terras, representa o desenvolvimento do município. Ao mesmo tempo, faz referência à credibilidade do trabalho do atual prefeito, responsável por transformar uma fruta antes desperdiçada em uma das principais fontes de renda e ocupação do município; A igreja matriz, uma das mais antigas construções arquitetônicas da cidade, mostra um legado histórico que atravessa várias gerações.

Além disso, representa a fé e tradição de um povo guerreiro, como o povo portalegrense; A oca de Cantofa e Jandira, elemento que representa ao mesmo tempo a parte turística e histórica da cidade. A oca é atração de um dos pontos turísticos mais antigos e famosos da cidade, a fonte da bica. Ao mesmo tempo, esse símbolo é uma homenagem ao legado histórico deixado pelos índios e as suas valiosas contribuições na construção e fundação da vila de Portalegre.

A fonte utilizada no nome “Portalegre” representa a alegria e descontração típica do artesanato local, representando desta forma todos os artistas locais e a alegria deste povo. O texto “Prefeitura Municipal” é mais forte, com linhas retas que representam a formalidade e o respeito. A fonte do slogan simboliza uma escrita a mão, mostrando a simplicidade deste povo.

As cores verde e vermelha simbolizam a cor da bandeira do país da Portalegre Irmã, a bandeira de Portugal, ao mesmo tempo a cor verde vem representando toda a flora e a fauna do município que é marcante nesta serra. A cor azul representa o céu e a água, o céu que é marcante para os turistas que se encantam (tendo em vista que em cidade grande não pode ser admirando da mesma forma) e a água que é algo marcante com suas fontes e cachoeiras. A cor amarela representa simbolicamente as riquezas das terras, onde se tira o sustento deste povo, a riqueza que não acaba por ser uma terra fértil e rica.

Logo e Texto: Caio Vianna

Nenhum comentário:

Postar um comentário