quinta-feira, 11 de abril de 2013

Feira do Livro vai para o Mossoró West Shopping neste ano!



Numa mudança considerada estratégica, a 9ª edição da Feira do Livro está marcada para ocorrer no Mossoró West Shopping – a troca do lugar é considerada a grande novidade deste ano. A feira foi lançada oficialmente ontem (10) no auditório do Centro Administrativo Prefeito Alcides Belo e ocorrerá entre os dias 7 e 11 de agosto.

Nos anos anteriores, o evento ocorreu no Centro de Exposições e Eventos Enéas Negreiros (EXPOCENTER), localizado na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Para a organização, a mudança deverá trazer aumento de visitantes e proporcionará maior conforto ao público.

Com o título “Um livro na mão e um sorriso no rosto”, o evento terá entre os temas o centenário de Vinícius de Moraes e a história do forró. No lançamento, a prefeitura de Mossoró informou que o valor do cheque-livro neste ano será R$ 75 – aumento de 50% em relação ao ano passado. De acordo com a organização, alguns nomes confirmaram presença.

Para falar sobre o poeta e compositor da bossa nova homenageado, virá para Mossoró o crítico literário carioca José Castello, que participará de um bate-papo com Aluísio Barros, mestre em literatura e professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O evento destaca ainda a presença do músico e escritor pernambucano José Paes de Lira Filho, o Lirinha, integrante da banda Cordel do Fogo Encantado. Ele vem recitar composições suas e de outros poetas nordestinos.

O jornalista Carlos Marcelo, autor do livro “O fole roncou! Uma história do forró”, e o poeta e pesquisador Kyldemir Dantas debaterão sobre a história do mais famoso ritmo nordestino. Confirmada ainda a participação de autores e estudiosos locais como o poeta Lívio Oliveira, Márcio Gerson, Marcos Medeiros, Camila Paula e integrantes do movimento literário Novos Poetas.

Os poetas mossoroenses Antônio Francisco, Crispiniano Neto e Astier Basílio promoverão bate-papo sobre a importância do cordel. A organização estima que, até junho, toda a programação esteja concluída.

PRÊMIO COSERN DE CORDEL

Em sua sétima edição, o Prêmio Cosern Literatura de Cordel vem com o tema “Rio Grande do Norte, do sertão ao litoral, um estado de energia”, e dividido nas três categorias já conhecidas: ensino fundamental, médio e livre.

Para as categorias escolares (Ensino Médio e Ensino Fundamental), a grande novidade em 2013 será uma premiação também para as escolas, além da premiação para o aluno vencedor do 1º lugar. As escolas serão contempladas com o mesmo valor referente ao prêmio do estudante (1º colocado – R$ 1.000,00), sendo esse valor convertido em compra de livros, de forma que o acervo da escola possa ser ampliado e os livros adquiridos pela direção e/ou professores, durante a realização da III FLiQ.


Fonte: Facebook Mossoró

Nenhum comentário:

Postar um comentário