sábado, 6 de abril de 2013

POLÊMICA: Ao contrário do que foi vendido como o melhor dos mundos, a copa do mundo em Natal tem fortes chances de se tornar o maior mico da nossa história.


O maior mico da história do RN


Primeiro, é falsa a tese de que Natal enquanto cidade sede irá acessar um volume ímpar de recursos. João Pessoa vai receber mais dinheiro do que a gente para a mobilidade e lá não vai ocorrer um único jogo sequer.

Segundo, fica claro que não há nenhum “legado” da copa. Ao contrário do que foi alardeado, nenhuma obra será a fundo perdido. Tudo virá na forma de empréstimo. Exatamente tudo deverá retornar para os cofres da Caixa Econômica Federal. Terceiro, o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante não tem nenhuma relação com jogo de futebol, conforme já ficou claro. Mais uma lorota para legitimar o engodo. 

Quarto, não era necessário derrubar dois equipamentos, o machado e o machadinho, para recepcionar o evento de futebol. Conforme o autor do projeto do machadão, a própria FIFA se pronunciou a seu favor sobre o tema. Poderíamos ter reformado o machadão a um custo infinitamente menor. Desembolso de 200 milhões e não 1,5 bi, que serão gastos após o término do financiamento. Uma irresponsabilidade contra o patrimônio público que levará tempo para esquecer.

Ora, o projeto é bom para a OAS, empresa historicamente ligada ao DEM, partido da governadora, que recebeu cada centavo do que gastou com o Arena das Dunas e ainda vai poder utilizá-lo ao seu bel prazer por mais de duas décadas.

Quinto e, para finalizar, todo o comércio promovido num grande cinturão no entorno do estadio será organizado pela FIFA. O lucro irá para os seus bolsos. Seria cômica se não fosse trágica, a ideia – oportunisticamente alimentada – de que os natalenses vão lucrar promovendo seus negócios durante o evento.

Como já disse algumas dezenas de vezes, não se trata de ser a favor ou contra a copa, mas de se posicionar contrário a esse modelo que foi pensado para Natal e o modo como ele foi aprovado: através de mentiras. Fará a alegria de alguns poucos, mas vai manter a cidade no seu já combalido marasmo. Essa copa não nos representa. Pobre RN.

Daniel Menezes
Sociólogo. Twitter: @DanielMenezesCP Email: danielgmenezes@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário