segunda-feira, 25 de março de 2013

Pesquisadores criam tecnologia que ajuda paraplégicos a andar!



Falta muito ainda para a medicina conseguir fazer um paraplégico voltar a andar, porém a tecnologia não está longe disso. Um sistema controlado pela mente chamado de Mindwalker,  possibilitará paraplégicos caminharem.

O projeto é responsabilidade de uma equipe de pesquisadores belgas e tem como objetivo ‘colocar em pé’ novamente aqueles que não tem outra opção que não seja utilizar uma cadeira de rodas. Ele reconhece os sinais eletroencefalográficos do cérebro (EEG) ou os sinais eletromiográfico dos movimentos muscular dos ombros (EMG) para transformar estes impulso em movimento para as pernas robóticas que auxiliam a pessoa a andar. 

O projeto vem sendo desenvolvido há três anos e teve o apoio de 2,75 milhões de euros (cerca de R$ 7 milhões) da Comissão Europeia. 

O maior desafio encontrado até agora tem sido o de captação de sinais cerebrais, pois as antigas toucas requerem contato direto com o  tecido cerebral o que não torna o projeto usual no dia-dia. Agora a equipe trabalha com uma tecnologia alemã que utiliza uma espécie de touca repleta de eletrodos, que pode ser colocado pelo próprio indivíduo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário