sexta-feira, 15 de março de 2013

DENOCS apresenta dados sobre a situação dos principais açudes do RN!



Os açudes construídos e administrados pelo DNOCS no Rio Grande do Norte, apresentam um volume armazenado de 1.379.875.000,00 m³, o que correponde a um percentual hídrico de 44% da capacidade máxima acumulável, de acordo com leituras realizadas nos reservatórios no dia 07 de março em curso, pela equipe de monitoramento da Coordenadoria Estadual do DNOCS naquele estado.

Somente a barragem engº Armando Ribeiro Gonçalves - a maior do estado - com um volume atual de 1.158.000.000,00m³ representa 83,92% de toda água acumulada em reservatórios federais naquele estado. Os demais reservatórios acumulam 16,08 % , equivalente a 221.875.000,00 m³ da capacidade total.

Segundo a CEST/RN, a região da Bacia Hidrográfica dos rios Apodi- Mossoró, apresenta três açudes secos, quais sejam; açudes Pilões, em Pilões; Umarizal, em Umarizal e Currais Novos, em Itaú. Sete outros estão abaixo do volume morto ou seja, na reserva intangível. São eles: açude Sossego, em Rodolfo Fernandes (3% da capacidade máxima); Tesoura, em Francisco Dantas (8%); Vinte e Cinco de Março, em Pau dos Ferros (13 %); Bonito II, em São Miguel (10 %); Flechas, em José da Penha (11%); Malhada Vermelha, em Severiano Melo e Santo Antonio de Caraúbas (ambos com 9%).

Na Bacia Hidrográfica dos rios Piranhas-Açu, dois açudes, estão com volumes acumulados abaixo da reserva intangível, o açude Dourado, em Currais Novos (8% da capacidade máxima) e Mundo Novo, em Caicó, com 10% da acumulação máxima.

DNOCS via VIDIZERNUMBLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário