quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

CAVERNA DE FELIPE GUERRA/RN É MAPEADA E ESTÁ ENTRE AS PRINCIPAIS DO PAÍS.



A Caverna de Trapiá, no município de Felipe Guerra, a 375 km de Natal, é a maior gruta do estado e está, agora, entre as principais do Brasil. É o que aponta um mapeamento topográfico feito pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), antigo Ibama. 

Segundo o levantamento, a caverna possui 2.302 metros de projeção horizontal e 2.330 metros de desenvolvimento linear. Mas, de acordo com especialistas, sua grandeza vai além do próprio tamanho. A Trapiá é, também, a maior caverna do país em rochas do período Cretáceo (que corresponde entre 144 a 65 milhões de anos atrás). 

Atualmente, há 323 cavernas cadastradas no Cecav, a maioria de pequeno e médio portes. A constatação no Rio Grande do Norte, segundo o Centro, abre a possibilidade de novas descobertas para a espeleologia brasileira. Além disso, a Trapiá está localizada em área de pouca ocupação humana e sem atividades produtivas, o que ainda a mantém preservada.

Fonte: Da Redação do DIARIODENATAL.COM.BR, com informações do Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário