quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

ALFABETO INTERNACIONAL FONÉTICO!


Quem trabalha com turismo, já deve ter se deparado com a utilização do alfabeto fonético.


O alfabeto fonético nacional ou o alfabeto fonético internacional, que na verdade é o alfabeto radiotelefônico, segundo informações encontradas na Wikipédia, é o alfabeto representado por meio de palavras código.

Dessa maneira, fica garantido que uma determinada sigla seja entendida pelo receptor da mensagem, indiferente o meio de comunicação utilizado, pois associando-se a primeira letra da palavra-chave, se monta a sigla informada. Ele é muito utilizado na identificação de localizadores, também chamados deRLOCs, que é sigla encontrada na reserva da sua passagem aérea pelacompanhia aérea quando você vai viajar. Pode ver no bilhete ou passagem que ele vai estar lá.

Ele facilita bastante para você encontrar sua passagem pelo guichê da companhia aérea no aeroporto e permite consultas on-line em vários sistemas de turismoQuem utiliza também muito esse alfabeto são pessoas que se comunicam porrádio, fazendo com que o alfabeto também seja conhecido por alfabeto de rádio, utilizado também por pilotos de avião e militares.

Os principais homologadores desse alfabeto são a Organização da Aviação Civil Internacional e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN)Se você quiser mostrar que entende do assunto de turismo, basta chegar e soletrar seu localizador utilizando o alfabeto fonético. Você já vai ser tratado de uma forma diferente.

Segue abaixo o alfabeto internacional fonético:

A = Alfa
B = Bravo
C = Charlie
D = Delta
E = Eco
F = Fox
G = Golf
H = Hotel
I = Índia
J = Juliete
K = Kilometro (Kilo)
L = Lima
M = Mike
N = November
O = Oscar
P = Papa
Q = Quebec
R = Romeo
S = Sierra
T = Tango
U = Uniforme
V = Victor
X = X-Ray /Xadrez no Brasil
Y = Yankee
W = Wisky
Z = Zulu




Nenhum comentário:

Postar um comentário