sexta-feira, 24 de agosto de 2012

FESTIVAL BOSSA & JAZZ EM PIPA - RN






Em 2012, o Festival chega à sua terceira edição, seguindo com a ideia pioneira e ousada de oferecer ao público do Estado do Rio Grande do Norte e região espetáculos de Jazz, Blues, Bossa Nova e de boa música instrumental.

Neste ano, o Fest Bossa & Jazz será realizado inteiramente na Praia da Pipa (município de Tibau do Sul), RN, de Quinta-Feira, 30 de Agosto, até Domingo, 02 de Setembro, e com uma estrutura especialmente desenvolvida para abrigar o evento, em uma área de 18000 m², em meio à natureza exuberante da região, com bares, estacionamento no local e acesso pela rua principal do vilarejo, próximo a hotéis, pousadas e restaurantes. O Festival será totalmente gratuito e contará com 12 shows de artistas nacionais e internacionais, workshops e oficina de construção de instrumentos de percussão a partir de elementos da natureza e resíduos do próprio evento.

Aproveitando a geografia e o perfil turístico da cidade, a produção do evento criou para este ano, usando músicos de bandas e orquestras do estado, uma “street band”, nos moldes das que tocam em New Orleans, para fazer todas as noites um trajeto da praia principal até a área do festival, convidando moradores e turistas para o início das apresentações e entretendo o público nos intervalos entre os shows.

O Fest Bossa & Jazz é membro fundador da ABRAFEST (Associação Brasileira dos Produtores de Festivais de Música Instrumental, Jazz & Blues). Associação concebida nos bastidores da edição 2010 do Rio das Ostras Jazz & Blues a partir do encontro de alguns produtores de Festivais de Música Instrumental em nosso país. Ao trocarem impressões sobre a realização de eventos desta natureza e porte e, principalmente, ao relatarem as dificuldades neste processo, viram a importância da criação de uma associação onde todos poderiam unir forças em prol de festivais cada vez melhores.


Hoje são membros da ABRAFEST os seguintes festivais:

Festival Jazz & Blues - Guaramiranga/Fortaleza - CE

Rio das Ostras Jazz & Blues - Rio das Ostras - RJ

Vijazz Festival - Viçosa - MG

Bourbon Street Fest - São Paulo - SP e Rio de Janeiro - RJ

Bourbon Festival Paraty - Paraty - RJ

Festival República Blues - Brasília - DF

Phoenix Jazz - Praia do Forte - BA

Fest Bossa & Jazz - Natal & Praia da Pipa - RN

FORRÓ DA PAQUERA EM ANGICOS - RN





BELEZAS DE AREIA BRANCA - RN







Torres de geração de energia eólica modificam a paisagem do litoral areia-branquense!





 

Ao trafegar pela estrada litorânea que liga a BR 110 à vila-praia de Ponta do Mel e demais praias do litoral areia-branquense, já é possível percebe as mudanças provocadas na paisagem com a instalação de dois parques eólicos. 



 
Com várias torres já erguidas e aerogeradores já afixados, o parque Mel II, localizado entre a comunidade de Redonda e o acesso a São Cristóvão encontra-se em estágio bastante avançado.  Um outro parque em instalação e montagem está localizado nas proximidades do acesso a Ponta do Mel. As torres já erguidas contrastam com um paradisíaco cenário de dunas e falésias em uma região com enorme potencial turístico. Naquela localidade é intenso o tráfego de veículos de grande porte, principalmente daqueles que transportam as bases, os aerogeradores e as pás dos cata-ventos.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Projovem Trabalhador - Inscrições abertas


RIACHO DA CRUZ - RN


        Preparar o jovem para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda são os principais objetivos do ProJovem Trabalhador. Podem participar do programa os jovens desempregados com idades entre 18 e 29 anos, estar cursando ou ter concluído o ensino fundamental ou médio (não estar cursando ou ter concluído o ensino superior) e que sejam membros de famílias com renda per capta de até meio salário mínimo, .
Em Riacho da Cruz, a Secretaria Municipal de Assistência Social abre as  inscrições do Programa, onde serão ofertados os cursos de Administração (25 vagas) e Construção e Reparo (pintor )  (25 Vagas).

As inscrições se iniciam dia 21 e vão até o dia 24 de agosto no CRAS, nos horários de 8:30 ás 11:30 e 14:00 ás 17:00  horas.

Lembramos que é necessário trazer Xerox de toda documentação pessoal.

Maiores informações podem ser obtidas no CRAS.

MOSSORÓ MIX 2012


    

Prêmio de melhor praia do Brasil tem quatro finalistas do nordeste!






Quatro praias do nordeste estão entre as cinco favoritas para o prêmio de melhor praia do Brasil. O resultado será divulgado dia 25 de outubro, levando em conta limpeza, Infraestrutura, beleza e hotelaria.

As cinco finalistas do Nordeste são: Baía do Sancho, em Fernando de Noronha, e Porto de Galinhas, em Pernambuco, Jericoacoara, no Ceará e Pipa, no Rio Grande do Norte. Representando o sul, a praia de Bombinhas, em Santa Catarina, é a última finalista.

A pesquisa é feita pela revista Viagem e Turismo com seus leitores, em parceria com o Ibope, e faz parte do prêmio “O Melhor de Viagem 2012/2013”, publicado anualmente.

Post: Arthur Stabile

NÃO FIQUE DE FORA:






TELEFÉRICO VAI SER INSTALADO NA CASA DE PEDRA EM MARTINS - RN







A população de Martins, em especial o segmento que lida com o turismo, voltou a demonstrar otimismo com relação à instalação de um teleférico na cidade, prometido pelo Governo do Estado desde 2011. A expectativa é que o projeto saia do papel ainda este ano.

O teleférico, que quando em operação vai ligar a cidade à Casa de Pedra, foi prometido pela governadora RosalbaCiarlini (DEM) à prefeita Maria José de Oliveira Gurgel Costa, "Mazé" (DEM), durante o Festival Gastronômico de Martins no ano passado.

O projeto é visto pelos governos estadual e municipal como mola propulsora para o desenvolvimento do turismo local, já bastante difundido graças às potencialidades e belezas naturais que o município oferece, como a temperatura amena e visão deslumbrante de suas serras. 
Recentemente o assunto voltou à tona, com a notícia de que o processo licitatório para contratação da empresa que vai executar o projeto já está em andamento. Para aumentar ainda mais a expectativa da população, em visita ao município no final do mês passado, o engenheiro Roberto Antunes, da Secretaria de Infraestrutura do Estado, tornou público o projeto com imagens ilustrativas do teleférico que será construído em nível local.

Apesar do otimismo do governo municipal, fontes do Executivo martinense confidenciaram à reportagem que pelo que tem se ouvido sobre a complexidade da obra, dificilmente os serviços terão início ainda este ano. "O mais provável é que esse teleférico só saia a partir do próximo ano", disse a fonte, sem querer se identificar.

Caso sejam confirmadas as projeções feitas pela fonte da prefeitura, o governo teria que correr contra o relógio para entregar o benefício ainda em 2013, pois um projeto do porte do pretendido para Martins, não demoraria menos de um ano para ser concluído. Sem contar com os imprevistos. O município de Martins possui belezas indescritíveis.

Belas paisagens observadas dos mirantes, museus histórico, cultural e arqueológico, reserva florestal, engenhos de cana e casas de farinha que lembram a época colonial, construções antigas ao estilo barroco, sobrado com varanda em pedra de cantaria, cachoeiras, cavernas, enfim, uma infinidade de opções para quem visita a cidade. Mas todos se encantam pela Casa de Pedra, que de acordo com os historiadores locais, constitui a cristalização mais antiga de um afloramento marítimo de calcário, do período pré-cambriano.

Localizada num pequeno vale da Fazenda Trincheira, a Casa de Pedra é uma caverna com 100 metros de comprimento, dividida em vários recintos menores, alguns bastante profundos e escuros. Tem uma sala espaçosa com 18 metros de comprimento por 12 de largura; o teto alcança mais de 10 metros e dele pendem várias "estalactites" havendo no centro do salão maior uma grande "estalagmite". Está cadastrada na Sociedade Brasileira de Cavidades Naturais como a segunda maior do país, em mármore.


Com informações do Jornal O Mossoroense

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

DISCOTECA DIA 18 EM RIACHO DA CRUZ - RN



VAQUEJADA PORCINO PARK CENTER 2012 - MOSSORÓ, RN



ITAÚ/RN CONTARÁ COM MAIS UM SINAL DE TELEVISÃO



Itaú/RN contará nos próximos dias com mais sinal de televisão em nosso município, já está em fase de teste um equipamento adquirido pela Prefeitura Municipal de Itaú e que trará o sinal da TV Cabugi. Vale salientar que Itaú/RN já conta com o sinal da TV Tropical. O Sinal nos próximos dias será estabelecido definitivamente e chegará em todas as casas que não dispõe de antenas parabólicas.

Veja as fotos dos equipamentos




José Augusto é confirmado na Finecap 2012!








O canto José Augusto que um dos cantores mais romântico do Brasil é mais uma atração confirmada para a Finecap 2012, José Augusto vai tocar na Finecap no sábado dia 08/09, aguardem mais informações...... 

Major Fest é a micareta indoor mais acessível do RN.






No 3º final de semana de agosto a cidade de Major Sales/RN mudará literalmente seu cenário, os dias 17 e 18 de agosto estão reservados para os forrozeiros e foliões de toda região cair na gandaia, é a 4ª edição do Major Fest.


Você já pode adquirir o ingresso por apenas R$ 35,00 reais que dar acesso aos dois dias de festa. 

As bandas Pegada de Luxo, Inala, Skema e Vai D3 são responsáveis pelos dois dias de shows. O evento é realizado pela Vidal Entretenimentos e Anderson Ugiette Produções, contará com toda estrutura proporcionando aos foliões uma grande festa. 

Logo traremos aqui toda a programação do evento. Não fique de fora dessa! 


Inscrições para cursos do Pronatc estão abertas!





Estão abertas no período de 6 a 10 de agosto, as inscrições para cursos do Pronatec, programa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), e que executado em Natal pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas). As inscrições para os cursos que serão realizados em parceria com Serviços Nacional de Aprendizado Industrial (SENAI), serão feitas nas unidades do órgão, Centro de tecnologia em informática Aluízio Alves e no Centro de Educação e Tecnologia em Construção Civil Rosário Carriço.

O Pronatc tem como foco o desenvolvimento local das comunidades da capital potiguar, por meio de ações de inclusão social, inovação na gestão pública, mobilização social e fortalecimento do profissional local. O Programa, que conta com o auxilio do Ministério da Educação e Ministério do Trabalho e do Emprego, foi criado em 2011 a fim de proporcionar e desenvolver habilidades profissionais e formações técnicas em pessoas presentes em situações de vulnerabilidade social.

No Centro de Tecnologia em Informática Aluízio Alves, será oferecido o curso de Operador de Computador com carga horária de 160h, durante o turno da manhã. Já no Centro de Tecnologia em Construção Civil Rosário Carriço, serão ofertados cursos de encanador, carpinteiro e pintor de obras, possuindo carga horária média de 160h.
Os documentos necessários para a inscrição nos cursos são: cópia do RG, CPF, comprovante de residência, número do NIS e ter idade igual ou superior a 16 anos. As inscrições acontecem de 08h á 12h, de segunda a sexta feira, nas referidas unidades do SENAI.

O Centro de Tecnologia em Informática Aluísio Alves, localizado na Avenida Senador Salgado Filho, 1627, Lagoa Nova e Centro de Educação e Tecnologias em Construção Civil Rosário Carriço, 1111, Nova Parnamirim.

Saiba Mais sobre Pronatec:

O Pronatec é um programa do Governo Federal executado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, e é fruto da parceria entre o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome, o Ministério da Educação e o Ministério do Trabalho e do Emprego. O programa que teve início em 2011 já foi responsável pelo incremento na formação profissional de centenas de pessoas em situação de vulnerabilidade social na cidade do Natal através dos seus 14 núcleos de atuação.


Fonte: Portal Nominuto via Cidade News Itaú

V ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA EM CAICÓ - RN




TOP BLOG 2012




Tratores destroem as dunas de Galinhos com permissão do órgão ambiental do RN!




Várias entidades de Galinhos estão revoltadas com a destruição das dunas de Galos e Capim pelo consórcio Brasventos, liderado pela emprea paranaense J. Malucelli, que está construindo o parque eólico Rei dos Ventos I.




Abaixo o protesto das entidades de Galinhos.

"É com grande indignação e tristeza, que trazemos as fotos feitas ontem da Duna do Capim ou Dunas de Galos, em Galinhos,  que, infelizmente,mostram a  destruição das dunas pela empresa Brasventos,  com a autorização  do IDEMA. Estão destruindo toda a duna com tratores e caminhões para fazer dezenas de  estradas de barro  vermelho e acabar com sua beleza paisagística – nosso maior atrativo turístico.


O sentimento é de tristeza e de vergonha – será que esse é o nosso legado para as gerações futuras? Como iremos  justificar que fomos incapazes de impedir a destruição de um dos poucos  lugares ainda PRESERVADOS do nosso litoral?

Fica registrada nossa preocupação com   a  falta de respeito aos direitos constitucionais  das comunidades tradicionais que sobrevivem do turismo de base comunitária. Preservar a natureza – responsabilidade do povo e também  dos órgãos ambientais.


Onde estão o IDEMA e o IBAMA? 


As  APP´s  foram formadas como área de preservação permanente, como é o caso dessas dunas de Galinhos. Como fica a situação desses órgãos que licenciam essa destruição e, ao mesmo tempo, afirmam na imprensa que áreas de APP´s são intocáveis !!!.. Será que essas decisões são tomadas com base em vantagens e privilégios que os cargos lhes permitem?  Como justificar  o caso dos diretores do IDEMA que fizeram uma viagem a Europa às custas das empresas de eólicas, fato amplamente divulgado na mídia local, justamente os mesmos diretores que  licenciaram o Parque Eólico Rei dos Ventos I em Galinhos. Onde estão os exemplos de ética e moral para a sociedade?

Estamos lutando na justiça pelo direito de preservar nossas dunas, mas as obras continuam livremente, sem nenhum impedimento legal. Portanto, trazemos essas fotos ao público, para mostrar o quanto se dá pouca importância às comunidades tradicionais e ao turismo no Estado.


Divulguem e denunciem junto conosco.
 Associação das Pousadas e Restaurantes
Associação dos Barcos de Passeio Turístico
Associação dos Bugueiros de Galinhos
Associação do Charreteiros
Associação dos Pescadores e Marisqueiras
Cooperativa de Artesanato
Grupo dos Escoteiros e Jovens de Galinhos
Associação dos Idosos
Prefeitura Municipal  de Galinhos
Secretaria de Turismo de Galinhos
CONSÓRCIO BRASVENTOS

O consórcio Brasventos, formado pela empresa paranaense J.Malucelli, Furnas e Eletronorte, ganhou em leilão da Aneel em 2009 o direito de instalar e explorar parques eólicos nos municípios de Galinhos e Macau.

Em Galinhos, o consórcio está preparando uma área para instalar 72 aerogeradores sobre dunas e restingas, sendo 35 no parque Rio dos Ventos I e 37 no Rio dos Ventos III. 
As obras de terraplenagem e preparação da base para instalação das torres dos aerogeradores, além da abertura de estradas internas do parque Rio dos Ventos III já foram iniciadas pela empresa cearense Cortez Engenharia, contratada pelo consórcio Bravesntos. O Idema informou que os investimentos do consórcio na instalação dos parques Rio dos Ventos I e III são de cerca de R$ 800 milhões. O prazo de instalação dos aerogeradores é de aproximadamente 10 meses.

FOTOS










quinta-feira, 2 de agosto de 2012

MOSSORÓ - RN APRESENTA: A 8º FEIRA DO LIVRO!





Participe.










Especialistas preparam plano para o parque de Furna Feia - RN






O mais novo parque nacional é o de Furna Feia, no Rio Grande do Norte. A sua criação é resultado principalmente dos esforços dos servidores da base avançada do Centro Nacional de Conservação e Pesquisa de Cavernas Cecav), em Natal. "Com a criação do Parque Nacional da Furna Feia, temos a oportunidade única de conciliar conservação da natureza com utilização sustentável do patrimônio natural, por meio do uso indireto - turismo nas mais diversas formas: ecológico, rural, de aventura", diz o analista ambiental e chefe da base avançada do Cecav na região, Diego de Medeiros Bento.

O parque tem uma área total de 8.494 hectares. Com a conclusão dos estudos em andamento, será estabelecido o plano de manejo, que vai definir como será utilizada a Unidade de Conservação, quais áreas serão abertas ao turismo, quais ficarão para pesquisa e onde serão construídas a sede administrativa, o centro de visitas etc.

A Furna Feia é a maior caverna da área, a mais conhecida e com maior potencial turístico. Sempre foi chamada por esse nome, segundo relatos dos moradores mais antigos da região. Furna é uma designação local para caverna. Segundo os moradores mais antigos, o nome "feia" vem desde a sua descoberta (por volta de 1940), pois, ao entrar na caverna, as pessoas sentiam medo devido ao escuro e à presença de animais como cobras e morcegos. Mas, de feia, a caverna não tem nada, é uma das mais belas do Rio Grande do Norte. Apesar disso, a prioridade de nomes na hora de se cadastrar oficialmente uma caverna é justamente a denominação pela qual ela já é conhecida pela população local.