quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Tratores destroem as dunas de Galinhos com permissão do órgão ambiental do RN!




Várias entidades de Galinhos estão revoltadas com a destruição das dunas de Galos e Capim pelo consórcio Brasventos, liderado pela emprea paranaense J. Malucelli, que está construindo o parque eólico Rei dos Ventos I.




Abaixo o protesto das entidades de Galinhos.

"É com grande indignação e tristeza, que trazemos as fotos feitas ontem da Duna do Capim ou Dunas de Galos, em Galinhos,  que, infelizmente,mostram a  destruição das dunas pela empresa Brasventos,  com a autorização  do IDEMA. Estão destruindo toda a duna com tratores e caminhões para fazer dezenas de  estradas de barro  vermelho e acabar com sua beleza paisagística – nosso maior atrativo turístico.


O sentimento é de tristeza e de vergonha – será que esse é o nosso legado para as gerações futuras? Como iremos  justificar que fomos incapazes de impedir a destruição de um dos poucos  lugares ainda PRESERVADOS do nosso litoral?

Fica registrada nossa preocupação com   a  falta de respeito aos direitos constitucionais  das comunidades tradicionais que sobrevivem do turismo de base comunitária. Preservar a natureza – responsabilidade do povo e também  dos órgãos ambientais.


Onde estão o IDEMA e o IBAMA? 


As  APP´s  foram formadas como área de preservação permanente, como é o caso dessas dunas de Galinhos. Como fica a situação desses órgãos que licenciam essa destruição e, ao mesmo tempo, afirmam na imprensa que áreas de APP´s são intocáveis !!!.. Será que essas decisões são tomadas com base em vantagens e privilégios que os cargos lhes permitem?  Como justificar  o caso dos diretores do IDEMA que fizeram uma viagem a Europa às custas das empresas de eólicas, fato amplamente divulgado na mídia local, justamente os mesmos diretores que  licenciaram o Parque Eólico Rei dos Ventos I em Galinhos. Onde estão os exemplos de ética e moral para a sociedade?

Estamos lutando na justiça pelo direito de preservar nossas dunas, mas as obras continuam livremente, sem nenhum impedimento legal. Portanto, trazemos essas fotos ao público, para mostrar o quanto se dá pouca importância às comunidades tradicionais e ao turismo no Estado.


Divulguem e denunciem junto conosco.
 Associação das Pousadas e Restaurantes
Associação dos Barcos de Passeio Turístico
Associação dos Bugueiros de Galinhos
Associação do Charreteiros
Associação dos Pescadores e Marisqueiras
Cooperativa de Artesanato
Grupo dos Escoteiros e Jovens de Galinhos
Associação dos Idosos
Prefeitura Municipal  de Galinhos
Secretaria de Turismo de Galinhos
CONSÓRCIO BRASVENTOS

O consórcio Brasventos, formado pela empresa paranaense J.Malucelli, Furnas e Eletronorte, ganhou em leilão da Aneel em 2009 o direito de instalar e explorar parques eólicos nos municípios de Galinhos e Macau.

Em Galinhos, o consórcio está preparando uma área para instalar 72 aerogeradores sobre dunas e restingas, sendo 35 no parque Rio dos Ventos I e 37 no Rio dos Ventos III. 
As obras de terraplenagem e preparação da base para instalação das torres dos aerogeradores, além da abertura de estradas internas do parque Rio dos Ventos III já foram iniciadas pela empresa cearense Cortez Engenharia, contratada pelo consórcio Bravesntos. O Idema informou que os investimentos do consórcio na instalação dos parques Rio dos Ventos I e III são de cerca de R$ 800 milhões. O prazo de instalação dos aerogeradores é de aproximadamente 10 meses.

FOTOS










Nenhum comentário:

Postar um comentário