segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

V Colóquio de Extensão da UERN!


Relatório do V Colóquio de Extensão da UERN!




No dia 30 de novembro (quarta-feira), a partir das 9h ás 11h e das 16h ás 19h aconteceu no Auditório Prof. Elder Heronildes (FAFIC) o credenciamento dos participantes inscritos no Colóquio de Extensão que recebiam uma pasta contendo: Folders, Apostilas, Lápis, Crachá e um Caderno para anotações. O Colóquio envolvia todos os cursos e campus da Instituição e teve um total de 300 alunos, professores e funcionários inscritos.

A partir das 19h aconteceu o momento poético apresentado por Antônio Francisco que retratou a fome com uma abordagem bem criativa e engraçada, mas sempre dando ênfase no problema social. Em seguida foi formada a banca, composta por quatro pessoas sendo apresentado o hino nacional ao som de uma flauta para dar inicio a conferência de abertura sobre: EXTENSÃO E SEMINÁRIO NA CONTEMPORANEIDADE. A palestra de abertura iniciou-se com as palavras do Prof. Dr. Deusimar Freire Brasil – UFRN comentando a respeito do significado do Colóquio.

Dando continuidade foi apresentado um Vídeo Institucional da PROEX que abordava os seguintes assuntos: Pró-Reitoria de Extensão; Diretorias; Intervalo Cultural no centro de convivência da UERN como artistas da terra; o Cajusol (Caju e Girassol) projeto que envolve diversas universidades de diferentes municípios de Mossoró e cidades vizinhas do RN; ativação dos grupos de teatro, música e dança; volta do grupo GRODUM; parcerias; primeiro encontro de agentes penitenciários; primeira semana de encontro musical; oficinas musicais; Festuern e outras ações. Em seguida, o Prof. Dr. Francisco Vanderlei de Lime – UERN, (Coordenador) segui a palestra apresentando primeiramente o contexto de mudanças e um pouco da historia de sua vida pessoal e acadêmica, logo após abordou diversos tópicos apresentados no slide, como: Universidade/Sociedade; corpo social: Discentes, docentes, técnicos administrativos e representantes da sociedade; ações de extensão; produção de conhecimento, extensão: Uma nova ciência/A base é a complexidade: Base cultural de extensão e novas perspectivas da educação. A palestra encerrou-se então ás 10h00min. 

No dia 01 de dezembro aconteceu pela manhã a primeira mesa-redonda que se iniciava as 8h00min ás 10h00min como tema: EDUCAÇÃO E EXTENSÃO NO SEMIÁRIDO com a Profª. Drª. Suzaneide Ferreira da Silva Menezes – UERN, coordenadora da Câmara Temática da Educação Núcleo Mossoró / Território da Cidadania. E das 10h00mim ás 12h00min foi finalizado com o tema: EXTENSÃO, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA NO SEMIÁRIDO, Sra. Susie Alves Silva de Macedo – Diretora de Inovação e desenvolvimento tecnológico da FAPERN. Durante toda a tarde acontecia ás apresentações dos trabalhos orais com diferentes assuntos a serem tratados. Os trabalhos tiveram um total de 100 aceitações sendo contemplados apenas 3 trabalhos no final do evento.

À noite exatamente as 19h00mim a mesa-redonda tinha como tema principal: Políticas Públicas de Cultura e Desenvolvimento do RN, relatado pela Sra. Clézia da Rocha Barreto – Gerente Executiva de Cultura da Prefeitura Municipal de Mossoró. Os temas Abordados foram: Leis Municipais de Incentivos a Cultura; Mossoró e Natal; Corredor Cultural de Mossoró (Praça da Convivência, Praça dos Esportes; Memorial; Teatro e Estação das Artes); Turismo Cultural (Mossoró); Inclusão da escola de artes e os Eventos consolidados. Dando continuidade foi passada a palavra para o Sr. Jorge Augusto de Castro - Gerente Regional de Negócios da Caixa Econômica Federal que comentou sobre: A caixa Econômica/Fundo Nacional de Cultura e o enfoque do Turismo. Ás 20h00mim foi aberto o tempo para perguntas e para finalizar o Prof. Ms. Adalberto Veronese da Costa – UERN fez uma abordagem sobre os problemas do Aceu (Associação Cultural Esportiva Universitária) e as casas tombadas de Mossoró – RN.

No dia 02 de dezembro foi realizado novamente pela manhã das 8h00min ás 12h00min a ultima mesa-redonda do Colóquio de Extensão que tinha como tema: Saúde, Qualidade de Vida e Meio Ambiente e a tarde aconteceu às apresentações orais dos trabalhos. Não esquecendo que durante todo evento havia disponibilidade de Chá, Café e Água Mineral e, além disso, o Colóquio de Extensão 2011 da UERN estava sendo transmitido ao vivo via internet pelo portal da instituição e todos acompanhavam e davam suas perguntas e opiniões sobre os assuntos. Durante o primeiro dia de evento também havia exposição de produtos de empreendimentos de economia solidária da Rede Xique-Xique.

O encerramento do Evento e Lançamento do SIGPROJ aconteceu a partir das 19h00mim, mas antes o Grupo GRODUM (Grupo de Dança Universitária de Mossoró) se apresentou no evento com sua nova formação, o grupo é organizado por Nonato – Funcionário de Grupos da UERN e tendo o como Profº de Dança Contemporânea/livre: Sadraque Tavares.

A solenidade de encerramento contou com a presença do Prof. Ms. Sebastião E. Alves Fialho que relatou sobre o Sistema de Informação e Gestão de Projetos – SIGPROJ comentando sobre os seguintes assuntos: Contextualização; Expansão na UERN e suas Implicações; Dados consolidados de 2010; Dificuldades encontradas; Problemas descritos pelo coordenador; Formulário atual usado pela Proex; Histórico do SIGPROJ; O que é SIGPROJ; Objetivos do SIGPROJ: Gerenciar e monitorar ações, facilitando o processo; Estrutura do SIGPROJ; Área pública; Área Restrita de Extensionistas; e Área de Gestão Administrativa.

Por fim, o Colóquio de Extensão da UERN terminou ás 21h00min com a solenidade de premiação e a entrega de certificados dos três melhores trabalhos que foram apresentados. O Colóquio buscou estimular e socializar experiências acadêmicas e cientifica visando à produção do conhecimento, tendo como base o diálogo entre o saber científico e o popular, além disso, viabilizou a interdisciplinaridade e a multiprofissionalidade desse processo.


FOTOS: 






Nenhum comentário:

Postar um comentário