sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Finecap 2011!


RN: Sebrae inova e realiza 7ª edição do Oeste Leite na Finecap 2011



 
Além de ações de destaque já realizadas para incentivar o desenvolvimento de negócios nos setores de comércio e serviço dentro da programação da Feira Intermunicipal de Educação, Cultura, Turismo e Negócios do Alto Oeste Potiguar (Finecap), o Sebrae/RN também vai levar apoio a micro e pequenos empreendedores do setor do agronegócio. Este ano, dentro da programação da feira, que acontece de 01 a 04 de setembro, em Pau dos Ferros (RN), a entidade realizará a sétima edição do Oeste Leite, evento que integra e valoriza toda a cadeia produtiva da caprinovinocultura da região. Cerca de 300 criadores devem participar do encontro, que ocorrerá nos dias 03 e 04, no Parque Aluízio Diógenes.

A realização do Oeste Leite na Finecap é uma forma de proporcionar aos empreendedores do agronegócio mais abertura de mercado e oferta de oportunidades de negócios. As atividades ocorrerão das 7h às 19h e incluem os já tradicionais Torneios Leiteiro e Peso Pesado, exposição de animais e um Festival Gastronômico.

O gerente do escritório regional do Sebrae em Pau dos Ferros, Vamberto Torres, afirma que a iniciativa valoriza a cadeia produtiva da caprinovinocultura e estimula o interesse do criador em investir no rebanho. “Esta iniciativa tem dado muito certo nas outras edições. Uma forma que o Sebrae encontrou de promover ainda mais melhorias aos criadores de caprinos e ovinos foi levar o evento para a Finecap, que é o maior evento da região do Alto Oeste Potiguar. Isso abrirá portas”, prevê.

A maior parte do rebanho de caprinos é destinada ao corte, mesmo assim, nas regiões do Oeste e Alto Oeste Potiguar são produzidos mais de três mil litros de leite de cabra diariamente. O total representa cerca de 20% produção leiteira do Rio Grande do Norte, que produz atualmente 12 mil litros de leite de cabra por dia.

O Oeste Leite é realizado em parceria com as prefeituras municipais, Emater, Banco do Nordeste, IDIARN, Território da Cidadania do Alto Oeste, e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (SAPE).

Outros projetos de destaque

 Artesãos, produtores de mel e de castanha, além de produtores de cachaça inseridos nos programas desenvolvidos pelo Sebrae/RN também participam da Finecap através da exposição de produtos, que acontece no estande do Sebrae.

De acordo com Torres, a participação de artesãos e produtores na feira mostra a importância da atuação do órgão para o desenvolvimento dos negócios de micro e pequenos empresários. A participação na feira é também uma oportunidade a mais para que os produtos ganhem mais espaço no mercado. “As pessoas poderão ver o que de melhor é produzido no Rio Grande do Norte, seja artesanato ou outros produtos, como mel, castanha ou cachaça. Outra coisa importante é que também mostramos o quanto é importante o apoio que o Sebrae disponibiliza para micro e pequenos empresários”, destaca.

Exposição retrata cultura da região

 Ainda dentro das ações realizadas pelo Sebrae na Finecap 2011, acontecerá uma mostra fotográfica de temas trabalhados no Projeto Território Sertão do Apodi. A exposição vai mostrar o trabalho realizado por fotógrafos regionais e retrata aspectos da paisagem natural e cultural dos 14 municípios que integram o projeto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário