Ministro do Turismo, Vinicius Lages, sugere que cidades
brasileiras devem se preparar para receber grandes produções cinematográficas e
séries de TV.
O Auto da Compadecida
A visibilidade conquistada com a Copa do Mundo, a boa
hospitalidade do brasileiro e a diversidade de paisagens nos destinos turísticos
nacionais abrem espaço para fortalecer o turismo de cinema no Brasil. A
avaliação é do ministro do Turismo, Vinicius Lages, que sugeriu a construção de
uma pauta específica e intersetorial, com a participação de governos locais e
federal, para tratar do tema. A sugestão foi feita durante a Reunião Estadual
de Turismo do Rio de Janeiro, realizada nesta quinta-feira (18) no auditório da
Fecomércio, no Rio.
O encontro de gestores públicos e representantes do setor
produtivo, organizado pela Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro,
contou com o representante da Rio Film Comission, Steve Slot. "Temos de
unir forças para vender o Brasil como um cenário para grandes produções
cinematográfico e de TV", afirmou. Ele afirmou que a realização do Festival
de Cinema do Rio de Janeiro, marcado para a próxima semana, é uma boa
oportunidade para discutir o assunto.
Para o ministro Vinicius Lages, quando se fala em turismo
cinematográfico, devemos lembrar que trata-se de um público extremamente
qualificado, que se bem tratado tem um poder incrível de divulgar os destinos
turísticos. “Imagina um ator de Hollywood renomado falando bem de uma cidade
brasileira", disse. O Ministério do Turismo elaborou uma cartilha que
explica o tema turismo cinematográfico.
Sede de um dos principais polos cinematográficos do Brasil,
o Rio de Janeiro serve de cenário para o terceiro filme da série Cidades Que Eu
Amo. Depois de Paris e Nova Iorque, a capital carioca abrigou 11 diretores de
sete nacionalidades reconhecidos mundialmente que retratam os encantos do Rio
por meio de personagens de diversas áreas da cidade.
Dados da Agência Nacional de Cinema (Ancine) mostram que o
setor audiovisual movimenta mais de R$ 16 bilhões por ano. De acordo com um estudo do
Ministério do Turismo a adoção de uma política pública integrada entre as
produções de cinema e o turismo reforça a divulgação do país.
O Brasil no telão
Entre os cenários brasileiros eternizados nas telas de
cinema estão a praia de Jericoacoara (CE - A Ostra e o Vento), o município de
Cabaceiras (PB) – apelidado de “Roliúde Nordestina”, após abrigar as filmagens
de “O Auto da Compadecida” e o município de Morro Branco (CE), cujas paisagens
ficaram famosas nas novelas “Tropicaliente” e “Final Feliz”.
Em Palmas (TO) o circuito turístico “Nas trilhas do cinema”
percorre locais de filmagens de produções como o reality show americano
“Survivor Tocantins”, os filmes “Deus é brasileiro”, “Xingu” e da novela
“Araguaia”. De acordo com Márcio Turcato, proprietário de uma agência que atua
no circuito, a relação entre turismo e produção audiovisual é mutuamente
benéfica. “Depois que criamos o primeiro roteiro, a região ficou mais conhecida
e passou a atrair novas produções”, diz.
A capital federal, Brasília, também se consolidou como polo
desse segmento turístico graças aos lançamentos “Somos tão jovens”, “Faroeste
Caboclo” e “Rock Brasília – Era de Ouro”. Está previsto o início das filmagens
de “O filme da minha vida”, dirigido por Selton Mello, no sul do país. A equipe
de filmagens tem pesquisado cenários em cidades da Serra Gaúcha como Garibaldi,
Farroupilha, Cotiporã e Bento Gonçalves. As locações serão ambientadas nos anos
1960.
O turismo cinematográfico é praticado em vários lugares do
mundo. Os atrativos variam de visitas aos sets de filmagem a cenários montados
pelas produções audiovisuais. Alguns destinos reconhecidos são Escócia (Coração
Valente), Nova Zelândia (Senhor dos Anéis) e Romênia (Drácula). Nesses lugares,
as visitas movimentam a cadeia econômica do turismo, desde a hospedagem até a
alimentação.
Ouça aqui comentário de Vinicius Lages sobre como o
audiovisual pode ajudar na divulgação de atrativos nacionais.
Assessoria de Comunicação Social - Ascom/MTur
Telefone: (61) 2023-7029/7064
e-mail: imprensa@turismo.gov.br
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