sábado, 20 de setembro de 2014

Programação da Festa da Liberdade terá novidades, diz secretária de Cultura



A chamada Festa da Liberdade, que acontecerá durante o mês de setembro, terá, de acordo com a secretária de Cultura do município, a gestora Isolda Dantas, algumas novidades em relação à edição passada.

“Ainda não podemos adiantar muitas coisas, pois vamos fazer a divulgação oficial esta semana, mas teremos caminhada, corrida ciclística, além da comemoração pelos 10 anos do Teatro Municipal Dix-huit Rosado e a presença de um museu móvel, que vem diretamente do Estado de Minas Gerais”, salienta a secretária, destacando que, além da Festa da Liberdade, que será mantida, mas contando com outras programações, a cidade também terá o Auto da Liberdade, nos moldes do que foi feito ano passado, com a participação ativa dos artistas e dos meios culturais da cidade, democratizando o acesso da periferia aos quatro atos que compõem uma das peças mais famosas do município.

Três grupos já estão confirmados para dirigirem o Auto da Liberdade, faltando apenas a confirmação do quarto e último grupo. A escolha de grupos locais para dirigir o espetáculo foi iniciada desde que a peça passou a ser encenada com maior participação dos artistas e dos grupos e possibilitou mais proximidade da comunidade com o Auto.

Entre os grupos já definidos para dirigir os atos, estão três: a Companhia Escarcéu de Teatro, que tem sede na Alberto Maranhão e também funciona como Ponto de Cultura, a Companhia Pão Doce de Teatro e o grupo do ator Júnior Félix.

Caminhada histórica

A caminhada histórica, segundo a secretária, também está inserida dentro da programação da Festa da Liberdade, sendo uma oportunidade não apenas para pessoas da cidade, mas também turistas tenham acesso a informações, durante o percurso, sobre prédios e locais históricos do município.

A caminhada, que já aconteceu há algum tempo, reuniu bom número de pessoas em torno de monumentos e temas históricos do município.

Prédios como o da Capela de São Vicente, a Biblioteca Ney Pontes Duarte, o próprio Lauro da Escóssia, além de outros lugares – praças e logradouros – são visitados durante a caminhada, como forma de resgatar parte da história da cidade, que ainda está de pé.

Prefeitura de Mossoró

Nenhum comentário:

Postar um comentário