terça-feira, 9 de setembro de 2014

Feira é aberta com debate sobre expansão do Turismo Rural no Brasil



Gestores públicos e empresários participam da abertura da 10ª Ruraltur em Campina Grande.

O turismo rural será o diferencial do Brasil nos próximos anos. A afirmativa é unânime entre os gestores públicos e empresários do setor, que participaram da abertura oficial da 10a Feira de Turismo Rural (Ruraltur), nesta quarta-feira (3), na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep) em Campina Grande. Por ter um grande território e clima tropical, o Brasil oferece diversificados roteiros rurais, com base na sustentabilidade. 

O superintendente do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim, fez uma retrospectiva do evento, relembrando os primeiros anos da Ruraltur, que iniciou em João Pessoa. “Tudo isso que foi construído na Paraíba ao longo destes anos será de grande valor para os outros estados que vão promover a feira a partir de 2015. Tenho certeza que o evento vai continuar se expandindo com criatividade”, disse, lembrando que a partir do próximo ano a Ruraltur será itinerante e será realizada em Natal (RN).

Durante a abertura do evento, o diretor de Mercados Internacionais da Embratur, Gilson Lira, passou dados recentes do Turismo Rural. Dos turistas internacionais que visitam o Brasil, segundo ele, apenas 10% procuram o segmento. “Somos a sexta economia mundial do turismo rural. A Paraíba plantou, germinou e agora ofertará seus frutos para todo o Brasil com a realização da Ruraltur em outros estados”, comentou.

O diretor de operações do Sebrae no Rio Grande do Norte, Lázaro Mangabeira, disse que a capital de seu Estado, Natal, sediará a Ruraltur em 2015 com a mesma competência da Paraíba. “Será um grande desafio e uma grande responsabilidade a ser adquirida. A Feira será realizada de 4 a 6 de setembro do ano que vem e gostaríamos muito de receber vocês todos. Vamos tentar copiar o que for de melhor e inovar no que for possível para que ela seja realizada com sucesso”, garantiu.

A assessora especial do Ministério do Turismo, Helena Araújo, participou da solenidade, representando o ministro Vinícius Lages. Ela disse que o evento possui uma estrutura que envolve o participante em vários aspectos, como as capacitações, os negócios e as atividades paralelas de encontros, práticas esportivas e ecológicas.

“Completar 10 anos de realização da Ruraltur é uma grande ação. O Turismo Rural tem sido pauta para o Ministério desde 2003 e vemos o quanto já evoluímos em ações pelo Brasil todo. O segmento valoriza o contato com a natureza e com pessoas, que aqui na Feira recebem um ótimo suporte. Este turismo encanta as pessoas porque temos um leque de oportunidades na temática rural”, enfatizou.

PBAGORA


Nenhum comentário:

Postar um comentário