sábado, 2 de agosto de 2014

IDEMA produz documentário sobre área de proteção ambiental de Jenipabu



O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte, IDEMA, está lançando um documentário sobre a Área de Proteção Ambiental Jenipabu (APAJ). A produção é uma iniciativa do Núcleo de Unidades de Conservação (NUC) do órgão ambiental, setor responsável pela gestão das unidades estaduais de conservação da natureza, e foi dirigido pelo produtor audiovisual Breno Freire.

De acordo com o documentarista, a produção prezou por uma abordagem didática e pela protagonização da comunidade, visando a aplicação do vídeo nas redes de ensino. “O documentário se configura como um importante instrumento de educação ambiental a ser trabalhado junto à sociedade, principalmente as escolas e comunidades inseridas nos limites da Área de Proteção Ambiental Jenipabu”.

A produção visual aborda não apenas as belezas das paisagens, flora e fauna dos ecossistemas de praias, dunas, lagoas, mangues e mata atlântica, mas também a riqueza cultural das comunidades inseridas dentro da unidade de conservação. “A nossa ideia é mostrar que a finalidade das unidades de conservação não se limita apenas à proteção do meio ambiente, mas também à preservação e perpetuação das culturas presentes nas comunidades contempladas por essas áreas de proteção”, observa Breno Freire.

A produção conta ainda com a participação luxuosa do renomado instrumentista potiguar, Diogo Guanabara, que produziu trilha sonora exclusiva para o vídeo. Segundo Breno Freire, a escolha do músico não se deu ao acaso. “Optamos por Diogo Guanabara para compor a trilha musical não apenas pelo seu inquestionável talento, mas também pela identificação que ele já possui junto a outro projeto ligado ao IDEMA, o Som da Mata”.

A produção do documentário sobre a Área de Proteção Ambiental Jenipabu faz parte de um projeto maior do IDEMA que objetiva documentar individualmente todas as unidades estaduais de conservação legalmente instituídas e geridas pelo órgão ambiental. Para os próximos meses, a equipe irá iniciar as filmagens da nova produção visual, que irá documentar a APA dos Recifes de Corais, localizada entre os municípios de Maxaranguape, Touros e Rio do Fogo.

O documentário possui 20 minutos de duração, com imagens em alta definição, e está disponível na página oficial do IDEMA (www.idema.rn.gov.br) ou através das redes sociais www.facebook.com/idemarn e www.youtube.com/user/idemasocioambiental.

APA Jenipabu

A Área de Proteção Ambiental Jenipabu possui 1.881 hectares e foi criada através do Decreto Estadual N° 12.620 de 17 de Maio de 1995, com o objetivo de ordenar o uso, proteger e preservar os ecossistemas de praias, mata atlântica, manguezal, lagoas, rios e demais recursos hídricos, dunas e espécies vegetais e animais presente nos municípios de Natal e Extremoz.


Reprodução Cidade News Itaú via Portal JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário