terça-feira, 19 de agosto de 2014

Exposição Monxorós reúne trabalhos de fotógrafos potiguares em Mossoró - RN




Exposição segue até 24 deste mês, reunindo o trabalho cinco fotógrafos do Estado: Marcos Melo, Jean Lopes, José Bezerra, Márcio Barbosa e Pacífico Medeiros.

Uma exposição na Biblioteca Ney Pontes Duarte, do Coletivo Monxorós, segue até 24 deste mês, reunindo o trabalho de cinco fotógrafos do Estado, entre eles o chargista Marcos Melo, graduando do curso de Ciências Sociais, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e que começou a fotografar ainda muito jovem, por questões profissionais. “Era um momento em que eu precisava fazer algum trabalho, então, resolvi comprar uma máquina simples e começar a fazer fotografias, mesmo entre meus colegas. Foi assim que tudo começou”, diz o fotógrafo, que hoje já angariou alguns prêmios de fotografia, entre eles o da Uern.

Segundo ele, as fotografias que ele produziu para esta exposição mostram cenas do cotidiano da cidade de Mossoró e região. “Foram lugares pelos quais eu passei e que me marcaram. Cenas interessantes que me atraíram e foram transpostas para a fotografia”, diz. Ele acrescenta que a fotografia também fez parte de sua vida enquanto mantinha contato com o cinema e a música. “Álbuns de família que eu ficava manuseando… tudo isso e o acesso aos laboratórios e a informação sobre esse trabalho, foi me despertando até chegar aos dias de hoje. Tudo aquilo era um mundo novo que está se revelando para mim”, fala.

Toda a família Melo é ligada às artes. Seus irmãos trabalham com música e o ex-chargista do jornal GAZETA DO OESTE, Bob Melo, já falecido, era um dos melhores do Estado. “Quando eu trabalhava na GAZETA tive uma excelente experiência na substituição do cargo que meu irmão desempenhava. Foi uma grande oportunidade que recebi e que me fez ver a arte de outra forma, inclusive aprendendo, a cada dia, a aprimorar meus traços. Assim, eu estava entre a fotografia e a charge, honrando meu irmão e produzindo meu trabalho”, contextualiza Marcos Melo, que em breve também pretende reunir material para escrever um trabalho acerca do seu irmão, Bob Melo, com depoimentos e outros dados. “Será uma forma de homenagear os 50 anos dele… caso estivesse entre n[os seria um momento e tanto. Esse trabalho será muito importante, pois resgata a vida de um dos mais atuantes artistas desta cidade e que tinha um traço inconfundível”, revela o irmão.

FOTÓGRAFOS

Entre os fotógrafos participantes, além de Marcos Melo, estão Jean Lopes, José Bezerra, Márcio Barbosa e Pacífico Medeiros. “Todos têm um trabalho importante no que diz respeito à arte da fotografia no Rio Grande do Norte e aprendo com cada um deles acerca disso. A fotografia é uma arte que deve ser compartilhada e o coletivo Monxorós, do qual todos nós fazemos parte, é de suma importância nesse sentido”, destaca Marcos Melo.

Marcos salienta que esta exposição, por sua vez, foi ideia de Pacífico Medeiros. “Ele teve a ideia desta exposição, a fim de que a data culmine com o Dia do Fotógrafo”, explica, convidando a todos a prestigiar o evento.

EXPOSIÇÃO
4 a 24 de agosto
Onde: Biblioteca Ney Pontes Duarte
Fotógrafos: Jean Lopes, José Bezerra, Marcos Melo, Márcio Barbosa e Pacífico Medeiros
Entrada: Franca


Nenhum comentário:

Postar um comentário