terça-feira, 19 de agosto de 2014

Concluintes de Ciência da Computação criam produtos de inovação tecnológica como Trabalho de Conclusão de Curso


Natal - RN


Durante as últimas bancas para apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) do curso de Ciência da Computação, doCampus de Natal, dois concluintes se destacaram.
O aluno Getúlio Paulino de Morais Silva fez a apresentação de um produto de inovação tecnológica: uma fechadura eletrônica de baixo custo, que deverá ser instalada em breve no Laboratório de Aprendizagem Robótica do Campus.

O trabalho, que recebeu o nome de “Sistema de Controle de Acesso utilizando Arduino”, teve contribuição dos professores orientadores Rosiery Maia e Anderson Abner Souza e foi aprovado pela banca examinadora com mérito.

Outro trabalho que merece destaque é o do discente Ailton Francisco de Luna e Silva, feito sob orientação dos professores Raul Benites Paradeda e Alberto Signoretti. No Trabalho de Conclusão de Curso, o concluinte apresentou uma ferramenta que visa facilitar o processo de ensino-aprendizagem do sistema Braille (sistema universal de leitura e escrita usado por deficientes visuais). A ferramenta, batizada como BrailleApp, foi criada para dispositivos móveis Android, seguindo os padrões de desenvolvimento de acessibilidade para torná-lo o mais acessível possível.

O BrailleApp permite ao usuário escrever em português obtendo a tradução para Braille, assim como, escrever em Braille e obter a tradução para português. Além disso, é possível escrever e enviar como mensagem de texto para outro dispositivo móvel, e ainda tem uma área com a lista de todos os sinais Brailles e alguns exercícios para o usuário praticar. Para facilitar a acessibilidade, a ferramenta conta com um sistema de leitura de tela e de sinais, ou seja, a medida que o usuário escreve ou seleciona alguma opção, por comando de voz, a ferramenta informa o que foi selecionado. Em breve a ferramenta será disponibilizada na loja oficial da Google de forma gratuita.

UERN


Nenhum comentário:

Postar um comentário