sexta-feira, 25 de julho de 2014

Memorial Câmara Cascudo recebe exposição permanente sobre a história de Natal - RN



O Governo do RN, através da Secretaria Extraordinária de Cultura, entregou a exposição permanente História da Cidade do Natal, no Memorial Câmara Cascudo. A Governadora Rosalba Ciarlini, a Secretária Extraordinária de Cultura, Isaura Rosado e a escritora Ana Maria Cascudo participaram da cerimônia de abertura.

A exposição foi montada com base no livro História da Cidade do Natal de Câmara Cascudo.  Pelos corredores e galerias do prédio histórico que abriga o Memorial, os visitantes viajarão ao longo de mais de 500 anos de história, desde a chegada dos portugueses, os índios potiguares, o domínio holandês, a fundação de Natal, seus períodos áureos e conflituosos, o papel da cidade na 2ª Guerra Mundial, até chegar aos dias atuais.

Além de preservar a história, o espaço tem caráter educativo. “Essa exposição foi pensada para servir como atividade complementar a sala de aula e para todos que queiram aprender mais sobre a cidade de Natal tão bem retratada na produção de Câmara Cascudo”, explicou a Secretária Extraordinária de Cultura, Isaura Rosado.

A escritora Ana Maria Cascudo, filha de Câmara Cascudo, agradeceu a valorização do historiador e elogiou a organização do acervo. “Sem ousadia e coragem não surgem frutos, temos aqui um roteiro fascinante, disponível a todos que quiserem desvendar a história de Natal”, disse a escritora.

Na mostra os visitantes encontrarão grandes painéis, bonecos em tamanho real de personagens ilustres e heróis da história da cidade, artefatos, livros, miniaturas, além de uma diversidade de objetos museológicos. Em vários espaços painéis estampam textos de Câmara Cascudo, mapas, cartas náuticas, pinturas e fotografias.

“Parabéns a todos que trabalharam para a realização da exposição, são instrumentos como este que podem despertar nos jovens a vontade de conhecer e continuar a preservação da nossa história”, declarou a Governadora Rosalba Ciarlini.

Serviço:

Exposição História da Cidade do Natal
Local: Memorial Câmara Cascudo.
Visitação: de terça a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 9h às 17h.
Entrada franca.
Tel.: (84) 3232-6334.


Foto: Elisa Elsie




Assecom-RN

(84) 3232-5204 / 5152
Site oficial: www.rn.gov.br
Twitter oficial: @governodorn

Nenhum comentário:

Postar um comentário