quinta-feira, 5 de junho de 2014

Seridó entra no roteiro da Copa do Mundo



Os turistas que desembarcarem no Rio Grande do Norte em função dos jogos da Copa do Mundo FIFA 2014 serão estimulados a conhecer os atrativos e provar os sabores de uma das regiões mais características do estado. O Roteiro do Seridó é um dos 23 roteiros rurais integrantes do projeto Talentos do Brasil Rural, uma parceria entre o Sebrae, o Ministério do Turismo e o Ministério do Desenvolvimento Agrário. A ideia é incentivar a visitação de empreendimentos rurais , da agricultura familiar, que estão a, no máximo, três horas das 12 cidades-sede da Copa.


Com isso, espera-se valorizar a identidade cultural da região, promover a geração de emprego e renda e, ao mesmo tempo, agregar valor à produção de grupos locais.  No caso do Roteiro do Seridó, estão incluídos cerca de 20 empreendimentos e atrativos, abrangendo oito municípios seridoenses, onde os turistas poderão ver a produção de queijos de manteiga e coalho, doces, biscoitos e carne de sol. Tudo isso aliado aos atrativos naturais e culturais da região, como os sítios arqueológicos e geológicos, açudes e museus, além da exuberante paisagem natural com sua fauna e flora.

Roteiro

O Roteiro do Seridó foi criado em 2005, através de uma parceria entre o Sebrae no Rio Grande do Norte e Secretaria Estadual de Turismo (Setur), para fortalecer a identidade regional e criar alternativas ao binômio sol e mar, por meio de opções temáticas, como turismo de aventura, cultural, arqueológico e pedagógico. Os empresários e colaboradores dos empreendimentos foram capacitados e roteiro divulgado entre os agentes de viagens.

“O projeto Talentos do Brasil Rural visa inserir produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico.Por isso, buscamos valorizar e potencializar a produção rural do Seridó”

Entre os empreendimentos do roteiro que ofertado via Talentos do Brasil Rural, está o Sítio Santa Izabel, em Currais Novos. O casal proprietário, Chicão e sua esposa Aparecida, investe em tecnologia de melhoramento genético do rebanho e o plantio de palma para o uso durante as estiagens prolongadas. Agregam valor ao leite obtido na fazendo produzindo pamonha, canjica, doces.

Também no município, o visitante pode conhecer a comunidade Quandu, onde as mulheres transformaram a realidade da localidade com a produção e o fornecimento de produtos da Agricultura Familiar para os programas de compras governamentais. Fruto do associativismo, elas fundaram a Associação das Mulheres Produtoras Rurais que mobiliza o grupo e gera resultados para a comunidade.

No mesmo roteiro, também é possível conhecer o Sítio Totoró que concentra algumas formações geológicas de interesse pedagógico. O trajeto inclui ainda negócios como agroindústrias queijeiras, empresas de beneficiamento de frutas, pousadas de charme e restaurantes regionais, que também servem de atrativos para turistas do Brasil e do exterior.

TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário