quinta-feira, 8 de maio de 2014

Cajuína pode se tornar patrimônio cultural do país



Feita a partir do suco de caju, cajuína pode se tornar patrimônio cultural do país 
(Foto: Ed. Globo)

A cajuína pode se tornar patrimônio cultural do país. Pelo menos esta é a intenção de representantes da Cooperativa dos Produtores do Piauí (Cajuespi) que se reuniram com representantes do SEBRAE no estado e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A proposta de registro foi feita pela cooperativa. Está prevista para o próximo dia 15 uma reunião do Conselho Consultivo do Iphan, em que deve ser dado o parecer sobre o registro. “Estamos otimistas quanto ao registro da cajuína como patrimônio cultural do Brasil”, pontua a gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Agronegócios do Sebrae no Piauí, Geórgia Pádua, de acordo com a Agência Sebrae.

A cajuína é uma bebida não alcoólica, feita a partir do suco do caju. Ele recebe um agente precipitador e é coado várias vezes, em um processo chamado de de clarificação. O suco clarificado é então cozido em banho-maria em garrafas de vidro até que seus açúcares sejam caramelizados, tornando a bebida amarelada, e permitindo que possa ser armazenada por até dois anos.

“Desde 2008, os cajucultores piauienses pleiteiam esse registro. A partir dessa solicitação, o Iphan elaborou uma pesquisa que mostra os aspectos culturais, técnicos e históricos da produção da cajuína”, diz Ricardo Augusto Pereira, do Iphan, ainda conforme a Agência Sebrae.

Fonte: http://revistagloborural.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário