Estados
e municípios brasileiros investem em tecnologia para gestão e avaliação do
setor. Pesquisas são carro-chefe para revisão ou fortalecimento de estratégias
de desenvolvimento turístico local.
A
profissionalização do turismo no Brasil faz aumentar o interesse dos destinos
em conhecer a sua própria oferta e demanda. A exemplo do Distrito Federal, que
acaba de lançar uma plataforma digital de monitoramento de dados do setor,
outros estados brasileiros vem apostando em ferramentas de diagnóstico, impacto
econômico e mensuração de resultados da atividade turística local.
São Paulo (capital), Bahia, Paraná e Rio de Janeiro (estado) já contam com
Observatórios de Turismo. Esses centros de pesquisa são responsáveis pelo
monitoramento do fluxo turístico nos destinos, gerando dados que auxiliam na
tomada de decisão dos gestores públicos.
O primeiro a implantar um observatório foi a cidade de São Paulo, em 2009. A
capital paulista tem uma receita de R$ 10,9 bilhões com o turismo, importância
econômica que vem crescendo anualmente com a realização de grandes eventos como
o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, a Virada Cultural, o Réveillon na
Paulista, o Salão do Automóvel e a Bienal do Livro. De acordo com a SPTuris, a
cidade sedia, em média, um evento a cada seis minutos, um dos motivos que fazem
do turismo o setor responsável por aproximadamente 450 mil empregos diretos e
indiretos na cidade.
Em 2011, a secretaria estadual de turismo do Rio de Janeiro inaugurou o seu
observatório. Foi desenvolvido com o propósito de analisar o perfil, tempo de
permanência e grau de satisfação do visitante, além de fazer pesquisas junto à
hotelaria, aeroportos, rodoviárias, portos e atrativos turísticos. Em 2012, o
anuário estatístico do RJ, produzido pelo observatório carioca, contabilizou
2,68 milhões de turistas na capital.
Os observatórios de turismo da Bahia e de Foz do Iguaçu foram criados neste
ano. O centro baiano de pesquisas realiza estudos sobre o movimento turístico
no estado, festas, dentre outras informações. Segundo a instituição, Salvador
contabilizou 7,41 milhões de turistas nos aeroportos, sendo 527 mil visitantes
somente no período de Carnaval. Já o Observatório de Foz do Iguaçu foi
recentemente lançado, em novembro, fruto de uma parceria entre a Secretaria
Municipal de Turismo (SMTU), o Centro Universitário UDC, Sebrae, o Instituto
Polo Internacional Iguassu e o Projeto Diálogos de Fronteira. Uma das primeiras
iniciativas da secretaria de Foz, gestora do centro de estudos, será a revisão
da metodologia de pesquisa de demanda.
Os dados nacionais ficam a cargo do Ministério do Turismo. O Departamento de
Estudos e Pesquisas do MTur produz estudos e reúne informações de todo o país,
dentre levantamentos mensais, sazonais e anuais, como a Pesquisa Anual de
Conjuntura Econômica do Turismo (PACET), a Sondagem
de Intenção de Viagem e
os estudos de dimensionamento da demanda turística doméstica e internacional. Para o ministro do
Turismo, Gastão Vieira, os observatórios municipais e estaduais complementam o
trabalho desenvolvido pelo ministério, oferecendo o detalhamento exclusivo que
caracteriza o turismo em cada destino ou região.
Saiba mais em:
Observatório
de Turismo de Foz do Iguaçu
Assessoria de Comunicação Social - Ascom
Telefone: (61) 2023-7055
e-mail: imprensa@turismo.gov.br
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