sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

MTur divulga novo mapa turístico do país



mapa do turismo brasileiro mudou. A nova configuração traz, além de regiões consagradas pelo turismo, apostas de roteiros que devem figurar nos próximos guias de viagem e atrair um número crescente de turistas nos próximos anos.

Em comparação ao mapa anterior, publicado em 2009, a nova versão possui um número maior de regiões turísticas (303). Esse aumento se deve, sobretudo, a uma nova divisão e desmembramento de grandes áreas – a exemplo da Serra Gaúcha, agora subdividida em microrregiões.

Todo os municípios selecionados passaram por uma reavaliação do seu interesse turístico, por isso o número diminuiu de 3.635 para 3.345. “Nem todas as cidades do mapa anterior apresentam potencial para fazer parte do processo de desenvolvimento da atividade turística no país. Isso é sinal de maturidade no trabalho de gestão”, afirma o ministro do Turismo, Gastão Vieira. 

A reavaliação dos destinos e de suas respectivas regiões se baseiam nas novas diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo, definidas pelo  Plano Nacional de Turismo 2013-2016.  O novo mapa turístico orienta a atuação de políticas e investimentos do MTur pelo país.

NOVA DIVISÃO

Veja o número de regiões e municípios de cada macrorregião brasileira:
Norte: 35 regiões e 164 municípios
Nordeste: 81 regiões e 820 municípios
Centro-Oeste: 36 regiões e 220 municípios
Sudeste: 102 regiões e 1.289 municípios
Sul: 49 regiões e 860 municípios

O novo mapa foi instituído por meio da Portaria 313/2013, publicada no Diário Oficial da União. Clique aqui para ouvir declaração do secretário nacional de Políticas de Turismo do MTur, Vinícius Lummertz, sobre os objetivos da revisão do mapa turístico do país.


Assessoria de Comunicação Social - Ascom/MTur
Telefone: (61) 2023-7055


Nenhum comentário:

Postar um comentário