sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Maior cajueiro do mundo, na Grande Natal - RN, será administrado pelo Idema!



Gestão entra em vigor a partir de fevereiro de 2014. Datanorte participa.

Conciliação para nova administração foi homologada pela Justiça.


O Ministério Público do Rio Grande do Norte, por intermédio da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Parnamirim, na Grande Natal, celebrou nesta quarta-feira (18) conciliação sobre a administração do Cajueiro de Pirangi. A gestão da planta - considerada o maior cajueiro do mundo - além da manutenção e administração da bilheteria para visitação ao local ficará sob a responsabilidade do Instituto de Desenvolvimento Econômico e do Meio Ambiente (Idema) a partir de fevereiro de 2014. 

Na conciliação, ficou acertado ainda que o Idema fará o Plano de Manejo Ambiental e ficará responsável pela perfeita condição do Cajueiro de Pirangi. A Datanorte, por sua vez, será responsável pela administração do conjunto de lojas situadas no local, nos lotes 68 e 69 daquele loteamento, registrado no 1º Ofício de Notas de Parnamirim.

A Amopin fará a prestação de contas da bilheteria para acesso ao cajueiro e das rescisões trabalhistas porventura efetuadas à Procuradoria do Estado e a transição da gestão ocorrerá mediante a entrega das chaves do prédio pela presidência da Amopin ao Idema, mediante inventário de bens e com a presença da Datanorte. Transição essa, que também ficou acordado, não deverá importar em interrupção ou suspensão dos serviços oferecidos no Cajueiro de Pirangi.

Sobre o cajueiro



Ponto turístico do litoral sul do Rio Grande do Norte, o cajueiro de Pirangi foi registrado no Guiness Book como o maior do mundo em 1994. O cajueiro atualmente possui uma área de 8.500 metros quadrados, o que corresponde a um agregado de 70 cajueiros de porte normal. Quando chega a época de safra, de novembro a janeiro, o cajueiro chega a produzir de 70 a 80 mil cajus, o equivalente a 2,5 toneladas.

O fruto não é vendido e os turistas podem levar, sem exagero, alguns para casa. O cajueiro possui uma estrutura ao seu redor com lojas de artesanato da região, mirante com 10 metros de altura para apreciar sua copa inteira e guias turísticos.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário