Em algum momento de sua vida profissional no mercado de
turismo, você já deve ter sido convidado e/ou participado de um famtour. Para
nós, profissionais de turismo, é uma forma de especialização onde conhecemos
“in loco” os produtos e serviços turísticos que oferecemos aos nossos
clientes.
Hoje em dia, em que o mercado brasileiro de turismo está se
tornando bem mais competitivo e com um público cada vez mais crescente e mais
exigente, empresas de vários segmentos do mercado de turismo investem em
viagens de experiências para o desenvolvimento profissional de seus
funcionários com o objetivo de prestarem um serviço de melhor qualidade aos
seus clientes.
E essas viagens de experiências são denominadas de Famtour
(do inglês, Familiarization Tours). É uma forma de promoção que tem como
objetivo familiarizar e encantar o distribuidor do produto turístico. É um
projeto turístico que consiste em convidar agentes de viagens para uma visita
técnica e turística, a fim de que conheçam o local e saibam o que estão oferecendo
ao cliente.
O programa é uma forma de treinamento onde os agentes de
viagens têm a oportunidade de conhecer os destinos, as suas ofertas técnicas e
turísticas, para que tenham mais conhecimento e segurança na hora de indicá-los
aos clientes. E como resultado, o aumento da venda do produto turístico pelos
participantes do Famtour.
A vivência é muito importante e não existe nada melhor para
formar um bom agente de viagens do que a experiência das viagens. O
profissional tem outra visão do destino e passa confiança nas informações, e
com detalhes, para o cliente. É muito diferente do que pesquisar os destinos
pela internet e, os clientes sentem essa diferença.
Assim, de maneira objetiva o Famtour trata-se de visitas de
familiarização para agentes de viagens visando mais ampla comercialização de
produtos turísticos. Portanto, o receptivo da região onde será realizado o
Famtour, ao planejar essas visitas, deve-se prever a implementação de inúmeras
medidas que irão garantir a melhor operacionalização de um ou mais roteiros de
viagem, para um público de elevado nível de exigência e conhecimento, que
estará o tempo inteiro testando as possibilidades e fragilidades da operação.
Realmente, não há como ter dúvidas de que a operação deve
ser impecável para esse público, pois é necessário convencê-lo de que o produto
turístico que está vivenciando tem ótimo apelo de venda. Um Famtour é um
processo de gestão em turismo que extrapola seus objetivos comerciais, pois é
efetivo também como estratégia de marketing para a potencialização da imagem
positiva do produto turístico e o relacionamento com o público a que se
destina.
O Famtour tem demonstrado muita eficácia nos resultados a
que se propõe. Tanto que, nos dias de hoje, é realizado por entidades como
Convention & Visitors Bureaux, também para outros públicos que não
relacionados com o setor de turismo como promotores e organizadores de eventos,
com o intuito de apresentar a estrutura organizacional e a infraestrutura de um
destino de negócios e eventos para potencializar a venda do mesmo como sede de
novos eventos.
Na operação de um Famtour sugere-se que a execução dos
serviços de receptivo durante a visita seja realizada de forma compartilhada
entre diversas empresas, para que não haja direcionamento das vendas dos produtos
turísticos da região para somente um fornecedor.
A escolha correta das empresas de receptivo é o primeiro
passo para o sucesso da viagem, o que poderá garantir processos de
comercialização futuros junto aos seus compradores imediatos. Ter empresas que
atuam frequentemente na região e com elevado padrão de qualidade é condição
mínima para a operação bem-sucedida do evento, do contrário, poderá se tornar
um anti marketing do destino, podendo criar-lhe uma imagem irreversível junto
aos seus mercados em potencial e gerando a primeira derrota do produto
turístico no seu processo de inserção mercadológica.
A escolha das empresas de receptivo deverá levar em conta a
capacidade de operação, o portfólio de produtos que operam na região a ser
visitada e a estrutura que a empresa possui para atender com qualidade às
necessidades e especificidades de um famtour. Além disso, as empresas precisam
ter condições para discutirem com eficiência adequações no roteiro turístico
que estará sendo trabalhado, pois solicitações de alteração poderão acontecer
ao longo da viagem e o receptivo deverá ter segurança, habilidade de negociação
e tranquilidade para discutir as possibilidades de atendimento à demanda.
Nesse processo é inadmissível que o prestador de serviços,
por não ter domínio com a operação turística na região escolhida, faça com que
o lugar pareça pouco atraente ou “engessado” para venda. Por isso, é preciso
ter total garantia de que a(s) agência(s) que irá(ão) operar o famtour já
atua(em) na região há tempo suficiente para garantir a execução com alto nível
de satisfação, isto é, considerado aspectos mínimos de segurança, conforto,
presteza, agilidade e eficácia.
É importante salientar que o Famtour tenha, na sua
programação, a visita a diversos equipamentos turísticos que oferecem serviços
de hospedagem e alimentação, além dos que são utilizados pelo grupo durante a
viagem. A ideia é apresentar para os participantes não só os serviços conforme
necessidades básicas da agenda, mas também uma boa mostra de toda a oferta técnica
e turística da região. Portanto, a operação que é desenvolvida pelo destino
turístico onde será realizado o Famtour é muito trabalhosa e criteriosa,
envolvendo a participação de vários profissionais de vários setores e segmentos
da área do turismo.
Infelizmente, pode-se correr o risco de levar entre o grupo
do Famtour alguns agentes de viagens que não tenham o mínimo interesse no
destino turístico ou que não tenham um “olhar profissional” em relação à
oportunidade que estão tendo. Um agente de viagens desinteressado pode
atrapalhar o encaminhamento do Famtour, confundindo e causando o desinteresse
dos demais.
Quando você é convidado para participar de um Famtour o que
realmente passa em sua cabeça? Quais são as suas prioridades? Você realmente
enxerga o destino turístico com um “olhar profissional”?
E o que é um “olhar profissional”? É por em prática tudo
aquilo que você aprendeu. Reconhecer a oferta técnica e a oferta turística que
é oferecida pelo destino turístico. É saber identificar à atratividade real do
produto turístico, as especificidades do destino, a segmentação de mercado e as
reais necessidades e expectativas para o atendimento de seu público-alvo em
relação ao destino turístico.
Deixo aqui, algumas dicas:
Observe a execução do receptivo local desde a sua chegada no
aeroporto até o embarque de retorno para a sua região de origem. Atendimento,
duração do transfer para o hotel, etc.;
Observe os tipos de veículos que serão utilizados e se estão
adequados aos roteiros apresentados; verifique se possuem instrumentos de
comunicação e aparelhamento para passeios específicos que garantam conforto,
segurança e praticidade e em que condições esta a frota;
Verifique se o guia de turismo possui vasto conhecimento da
região, boa postura na apresentação (visual e oral), pontualidade,
assertividade, confiabilidade e comprometimento com o trabalho e, em especial,
com o destino; lembre-se que este profissional terá que garantir ou não o
atendimento a inúmeros turistas que você enviará para o destino turístico;
É imprescindível visitar todos os hotéis que estão
disponíveis para o roteiro. Observe as instalações e se elas garantem conforto,
segurança e serviços de qualidade. Identifique quais são os hotéis com boa ou
ótima localização, analise a cordialidade e o profissionalismo das equipes;
Em relação à alimentação, analise as condições dos
restaurantes, principalmente se estão de acordo com os padrões de higiene e
preparo que garantam a segurança alimentar e conforto. Além dos restaurantes
típicos, observe se há disponibilidade de outros tipos de estabelecimentos;
Observe ou pergunte sobre as condições de atendimento para o
público de portadores de necessidades especiais. Lugares com melhor
infraestrutura e condições de higiene, segurança, conforto e qualidade do(s)
roteiro(s) disponível (eis) para este público;
Nos principais atrativos da região (naturais e culturais)
verifique as condições de comercialização, programação definida, horários de
operação, capacidade de atendimento, tarifário próprio e condições de
segurança, higiene e conforto;
Verifique a possibilidade de encontros com fornecedores e
representantes locais que possam apresentar redes de produtos e serviços
diferenciais da região.
E você, profissional de turismo, que já participou de um
Famtour, observou atentamente todos os detalhes da operação e valorizou a
oportunidade que você está tendo de além de conhecer um novo destino poderá
transformá-lo em melhores resultados em suas vendas?
Lembre-se sempre que
Famtour não é somente passeio é uma visita técnica. Pense nisso e boas viagens
e boas vendas!
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