sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Escolas municipais de Mossoró - RN utilizam tecnologia em sala de aula!



A manhã desta quinta-feira, 07, foi de conquistas para a Secretaria Municipal da Educação e para a rede municipal de ensino. Escolas do município receberam do Ministério da Educação (MEC) lousas digitais, através do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo). A tecnologia consiste em um programa instalado em retroprojetores e é dotada de uma caneta digital que opera a lousa. 

Uma oficina foi realizada pela coordenação do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) na Escola de Artes de Mossoró, voltada para professores, supervisores, coordenadores e alunos da rede municipal. Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de aprender como instalar o programa e como usar a ferramenta na sala de aula. 

De acordo com a coordenadora do NTM, Cristhiane Marques, é necessário realizar a oficina com os seguimentos da escola para que a ferramenta possa ser utilizada da melhor maneira possível. “Vivemos um novo momento na educação. Estamos lançando mão do uso da tecnologia em favor da educação e como essa ferramenta é nova, se faz necessário a capacitação dos professores, supervisores e até mesmo dos alunos que em muitos casos são mais íntimos das novas tecnologias que os professores”, disse. 

Segundo Ocileide Vieira, supervisora da Escola Municipal Professora Niná Ribeiro de Macêdo Rebouças, a nova tecnologia auxiliará o processo de ensino aprendizagem dos alunos. “Estamos vivendo um momento único na educação. Já utilizamos giz, passamos para a caneta de quadro branco e agora vamos utilizar a caneta digital para aperfeiçoar e facilitar a aprendizagem dos alunos” destacou. 

Os alunos também participaram da oficina e se transformaram em agentes multiplicadores, através de monitorias que realizarão dentro das escolas. Anderson Moura, aluno do 7º Ano da Escola Municipal Joaquim Felício de Moura, acredita que a nova ferramenta despertará o interesse dos alunos. “É uma novidade que chega às escolas e eu tenho certeza que isso despertará o interesse dos meus colegas. Hoje, estamos muito ligados em informática e tecnologias e se isso for usado nas escolas, os alunos terão mais interesse em participar das aulas”, afirmou.


Ao todo, dezoito escolas receberam as lousas digitais: 

1. Colégio Evangélico Leôncio José de Santana
2. E. M. Alcides Manoel de Medeiros
3. E. M. André Luiz
4. E. M. Dinarte Mariz
5. E. M. Izabel Fernandes
6. E. M. Joaquim Felício de Moura
7. E. M. José Benjamim
8. E. M. Marineide Pereira da Cunha
9. E. M. Monsenhor Mota
10. E. M. Nono Rosado
11. E. M. Prof. Alexandre Linhares
12. E. M. Prof. Antonio Fagundes
13. E. M. Prof. Manoel Assis
14. E. M. Professora Niná Ribeiro de Macedo Rebouças
15. E. M. Raimundo Fernandes
16. E. M. Ronald Pinheiro Neo Júnior
17. E. M. Rotary
18. E. M. Senador Duarte Filho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário