quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Turismo deverá levar estudantes brasileiros a Portugal

MTur assina termo de cooperação com a Secretaria de Turismo de Portugal para qualificar 50 estudantes brasileiros em turismo e hotelaria em Portugal

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, assinou, durante a 41ª feira de Turismo das Américas da Associação Brasileira de Agência de Viagens, a Abav, um termo de cooperação com a Secretaria de Turismo de Portugal. O objetivo é qualificar 50 estudantes brasileiros em turismo e hotelaria em um projeto-piloto inédito do MTur que deve ser estendido também a outros países. 

“É com honra que firmamos essa parceria com Portugal. É uma ação pioneira que tem tudo para dar certo”, afirma o ministro Gastão Vieira. O investimento do MTur será de R$ 700 mil para despesas como hospedagem e alimentação em Portugal. O secretário de Estado do Turismo de Portugal, Adolfo Mesquita Nunes, afirmou que seu país tem um histórico positivo na área de qualificação em turismo e que pode ajudar o Brasil a aprimorar sua mão-de-obra.  

O curso terá duração de dois meses (dezembro e janeiro) e um total de 226 horas, incluindo aulas teóricas e práticas na Escola de Turismo de Setúbal, cidade próxima a Lisboa. As vagas serão preenchidas por alunos do penúltimo e último semestres da graduação e os participantes receberão capacitação em língua inglesa. O período de férias foi o escolhido para não interferir no ano letivo. 

“Os estudantes vão aprender sobre tudo o que envolve a cadeia de produção do turismo, desde a arrumação de quartos até a gastronomia”, explica o diretor do departamento de Relações Internacionais do MTur, Acir Madeira.  

De acordo com o secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Fabio Mota, o turismo brasileiro se torna mais competitivo na medida em que seus profissionais se tornam mais preparados para trabalhar na área. “Temos concentrado esforços em qualificação”, afirma. 

Os candidatos devem estar matriculados em instituições bem avaliadas pelo Ministério da Educação (notas 4 ou 5) de instituições públicas e privadas de todo o país. O conhecimento de outros idiomas e a experiência profissional também serão avaliados. 

Clique aqui para ouvir declaração do secretário Fábio Mota sobre a importância da qualificação profissional em turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário