quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Decreto institui a primeira área municipal de conservação da natureza em Mossoró - RN



Área tem cerca de 80 hectares. A primeira área municipal de conservação da natureza foi instituída por decreto em Mossoró. A Ilha da Coroa, que fica entre a Barragem de Genésio e a Ponte Férrea, foi classificada como uma Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie). Segundo o subsecretário municipal da Gestão Ambiental, Mairton França, os estudos para a criação da área de conservação partiram da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

"O professor Rodrigo Guimarães, do Departamento de Gestão Ambiental da Uern, já vinha estudando a área. Em uma monografia do curso, orientada pelo docente, destacava que a área tinha viabilidade técnica para ser uma unidade de conservação. Depois de ver o estudo publicado, surgiu o interesse e a necessidade de classificar a área", explica Mairton França.
A área da Ilha da Coroa compreende uma área de terras com aproximadamente 80 hectares no perímetro urbano de Mossoró. A administração, supervisão e fiscalização da unidade é de responsabilidade da Subsecretaria Municipal de Gestão Ambiental.

"A Arie permite a visitação pública de maneira sustentável para entretenimento, contemplação e diversão. Também permite a pesquisa científica com estudos de solo, fauna e flora. A produção sustentável com preferência para agricultura orgânica e ecológica também é possível", esclarece o subsecretário.

O próximo passo é a criação de um conselho gestor da unidade e a escolha de um chefe da Arie. "Com isso, será viabilizado o plano de manejo que deveria ser iniciado ainda este ano e que deverá ficar pronto em 2014. O cronograma será elaborado em conjunto com a Uern", afirma Mairton França.

A expectativa é que em 2014, juntamente com o plano de manejo da Arie da Ilha da Coroa, outra unidade de conservação deverá ser anunciada. "A Cachoeira do Porão, que fica na zona rural, está sendo estudada para classificação. Dessa forma, em 2015 esperamos estar com esse outro plano de manejo e anunciar a terceira unidade de conservação que será a do sítio do Carmo, também na zona rural", destaca.

Por Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário