domingo, 22 de setembro de 2013

30 baleias encalham e 5 morrem na praia de Upanema, litoral de Areia Branca/RN



Trinta mamíferos marinhos da espécie baleia-piloto (Globicephala macrorhynchus) encalharam na madrugada deste domingo (22), na praia de Upanema, litoral de Areia Branca-RN. Os animais foram avistados por volta das 4h00 por um guarda noturno que realizava ronda naquela praia.  

Os técnicos do Projeto Cetáceos da Costa Branca foi acionado e prontamente iniciou as operações para salvamento os animais que encalharam em uma área que possui muitas pedras. Utilizando uma embarcação de pequeno porte da Capitania dos Portos, técnicos do Cetáceos da Costa Branca ainda estão no mar tentando encaminhar vários animais para águas profundas. 25 foram devolvidos ao mar com vida.  

Outras 5 baleias morreram e estão na praia. Depois do árduo trabalho de salvamento que contou com auxílio de voluntários, os veterinários do monitoramento ambiental, afirmaram que ainda é cedo estimar as eventuais causas do encalhe coletivo. 

Os animais mortos serão recolhidos para necrópsia no laboratório do projeto. Em 2011 uma baleia da espécie jubarte encalhou na praia de Upanema e depois de um longo trabalho foi devolvida ao mar.





Carlos Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário