sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Universitários do Curso de Turismo da UERN apresentam proposta de Roteiro Turístico para Portalegre - RN



Estudantes do 6º período do Curso de Turismo UERN, campus central Mossoró – RN desenvolvem Roteiro Turístico para o Município de Portalegre – RN. O projeto foi elaborado pelos alunos: Jaldesmar Costa, Karidja Melissa, Clara Maria, Mayara Mirella e Priscila Gislayne e servirá como prova avaliativa da disciplina de Roteiros Turísticos ministrada pela Professora Andrea Araújo de Jesus.
A apresentação aconteceu neste dia 30/08 na sala de aula do bloco de Turismo. Na oportunidade o trabalho contou com apresentação de slide, folders sobre o referido roteiro e exposição da gastronomia local como: Tapioca, castanha, rapadura e farinha de Mandioca.
O Roteiro denominado de Paraíso Serrano teve como objetivo unir todas as modalidades de turismo existentes no município de Portalegre – RN, satisfazendo o desejo do público-alvo. Além de promover a integração de vários atrativos turísticos do município, principalmente dos que possuem um menor índice de visitação; gerar um maior fluxo de turistas, proporcionando um melhor desenvolvimento local; proporcionar uma maior divulgação dos equipamentos e serviços na cidade; conhecer mais profundamente sobre os valores e a identidade característica da comunidade receptora; favorecer a parceria entre empresa e setores públicos e privados, e proporcionar lazer e entretenimento em conjunto a aportes históricos e culturais, desfrutando dos aspectos gastronômicos e naturais.
O mesmo pretendeu abordar as principais características do destino dentro do âmbito da atividade turística, explorando todos os aspectos do município relacionados ao patrimônio histórico, cultural, natural e gastronômico e sua principal fonte de economia, possibilitando assim um maior conhecimento do destino para todos os envolvidos. Como também conhecer o município por meio dos valores de identidade definido e estruturado para fins de planejamento, gestão, promoção e comercialização turística.
No decorrer do processo conceitual do trabalho foram analisados todos os procedimentos para elaboração de um roteiro turístico, destacando os aspectos que o constituem, desde sua elaboração, marketing, divulgação, promoção, preço e mercado, até o resultado final, satisfazendo o cliente a partir do roteiro planejado.
O fato é que diante dos resultados percebeu-se que o município de Portalegre precisa ser mais investido e comercializado, as ações de marketing e infra-estrutura devem ser fortificadas. Como também o incentivo a cultura, já que diversos objetos, monumentos, e prédios arquitetônicos da época estão se perdendo no tempo.
Contudo é necessário que sejam realizados investimentos para aprimorar o grau de profissionalização do atendimento e dos prestadores de serviços no município. Onde os poderes públicos e privados devem promover a capacitação gerencial e profissional continuada, em todos os níveis demandados; aprimorar e ajustar a qualificação da oferta às exigências do mercado; e promover a certificação dos serviços profissionais e dos equipamentos e apoiar programas de certificação ambiental.




Clique aqui > CONHEÇA PORTALEGRE



 Observações: 
O slide e trabalho completo está disponível para todos aqueles que tiverem interesse. 
Contatos: jaldesmar_cdi@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário