domingo, 18 de agosto de 2013

A rua mais bonita do mundo fica no Brasil



Na cidade de Porto Alegre, a Rua Gonçalo de Carvalho consiste numa avenida arborizada com 500 metros de extensão  que poderia muito bem entrar para o ranking de rua mais bonita do mundo. As árvores tipuanas ocupam ambos os lados da rua, criando um arco verde que se assemelha a uma floresta no meio da cidade.

As árvores ao longo da rua foram plantadas na década de 1930 e têm tomado a forma de uma cobertura que proporciona sombra aos transeuntes ao longo dos últimos anos, informa o Inhabitat. Visto de cima, parece que uma floresta penetrou por entre todos os espaços vazios entre os prédios. Em 2005, as árvores correram o risco de abate devido à ameaça de construção de um centro comercial na área. 

Os moradores protestaram e conseguiram mesmo levar à declaração da área como patrimônio cultural, paisagístico e ambiental a ser preservado. As tipuanas são nativas da América do Sul e podem atingir mais de 30 metros de altura. As suas extensas raízes são conhecidas por danificarem ruas, passeios e casas próximas, mas a construção de valas especiais pode evitar tudo isso. 

Ao desabrocharem, as árvores revelam belíssimas flores amarelas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário