quinta-feira, 29 de agosto de 2013

A árvore de 6 mil anos que virou um bar!



Você já deve ter ouvido falar no Baobá, uma imensa árvore nativa do Madagascar, na África, cujo tronco desta árvore pode chegar a 20 metros de diâmetro!  Pois bem, fica numa cidade da África do Sul o maior baobá do mundo, com 6 mil anos de idade. De tão grande, ele abriga um bar. Esse impressionante e majestoso vegetal precisa de  uns 40 adultos de braços dados para que seu tronco possa ser abraçado. 

Não é incomum  povos africanos usarem o interior do baobá como casa. Eles também servem como armazéns de grãos, reservatório de água ou abrigo para animais. É, de longe, a árvores que mais vive no planta, já que apenas a sequoia e o cedro japonês conseguem viver perto disso: cerca de 4 mil anos.

A Big Baobab, como é conhecido o baobá que abriga um bar, tem 47 metros de circunferência e mais de 20 de altura.  Mas o nome do estabelecimento é Sunland Baobab Pub. Com balcão, mesa e bancos de madeira o ambiente é capaz de servir 15 pessoas ao mesmo tempo.  O pub fica perto da pequena cidade de Modjadjiskloof, África do Sul. E, para quem não sabe, no Brasil tambem existem baobás. 

Na Vila de Nossa Senhora do Ó, em Pernambuco, há um exemplar com tronco de uns 15 metros de diâmetro. Mas este é bem novinho: só 350 anos de idade. Veja algumas fotos do Baobá Africano e, por último, do Baobá pernambucano:






Xonei.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário