sexta-feira, 19 de julho de 2013

PREFEITURA DE MOSSORÓ - RN FAZ ENTREGA DE CADEIRA DE RODAS



A Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM), através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta terça-feira a entrega de cadeiras de rodas para pessoas com deficiência física e mental.  Ao todo serão entregues 60 cadeiras. A entrega acontece no auditório do Centro Administrativo “Prefeito Alcides Belo”. Entre os 60 equipamentos estão cadeiras para banho e passeio. Os equipamentos são distribuídos através do CRI, Centro de Reabilitação Infantil, da Secretaria Estadual da Saúde. 

Segundo Edy Petterson, diretor do Centro de Reabilitação Físico Oral e Auditivo “Doutor Osias Alves de Souza”, as cadeiras chegam até o usuário através de uma solicitação feita no próprio centro. “A pessoa que necessita da cadeira se dirige até o nosso centro de reabilitação e faz sua solicitação, munido de exames médicos e fisioterapêuticos. Depois disso a gente se encarrega de enviar para a Secretária de Saúde do Estado que por sua vez envia o equipamento a quem necessita”, disse. O Centro de Reabilitação está situado à rua Juvenal Lamartina, 886, bairro Bom Jardim. 

As cadeiras são fabricadas de acordo com a necessidade de cada pessoa. De acordo com Maria Navegantes Vale Fernandes, Assistente Social do Centro de Reabilitação, é preciso que a pessoa especifique sua necessidade para que a cadeira possa ser feita sob medida. “Nós temos cadeiras específicas para cada necessidade. E a mesma pessoa pode ter recebido uma cadeira de passeio no passado e hoje receber uma cadeira de banho, o fato de já ter recebido uma não inviabiliza receber outra, desde que seja para finalidades distintas”, explicou.

Maria Lilia, dona de casa, foi ao Centro Administrativo, na manhã desta terça, receber sua cadeira. “Essa cadeira que vou receber hoje é muito importante para minha vida e para meu dia a dia. Vai me ajudar a me movimentar dentro de casa”, disse a dona de casa. José Ivanaldo, radialista, anda de muletas e também recebeu uma cadeira. “Eu ando com esse par de muletas e a cadeira vai facilitar minha mobilidade. Estou muito feliz em receber essa cadeira e mais feliz ainda em saber que a cadeira foi feita pensando em mim, já que peso mais de 100 quilos e preciso de uma cadeira reforçada. Jamais teria dinheiro pra comprar uma cadeira dessa”, comentou. 

A dona de casa Roselândia Silva de Sousa, mãe de uma criança de 11 anos, que tem paralisia cerebral, já recebeu três cadeiras. “Já temos uma cadeira que fica na escola do meu filho, outra que fica na nossa casa e uma para o banho. Essas cadeiras são importantes para as nossas vidas. Ela é a parceira do meu filho e me ajuda muito, já que eu faço questão de levar ele a praça, ao shopping e outros lugares”, finalizou.

Informações: Prefeitura de Mossoró

Nenhum comentário:

Postar um comentário