quinta-feira, 25 de julho de 2013

Festival Gastronômico 2013 em Martins - RN



O Festival Gastronômico de Martins está de volta. O evento será realizado entre os dias 1 e 4 de agosto, dentro da temporada mais fria nas serras potiguares. O festival de Martins completa em 2013 dez anos de criação, tendo a presença de renomados chefs locais e outros estados, artistas, grande público e profissionais do setor. 

Durante oito edições realizadas (em 2012 e 2010 não foram realizados), milhares de pessoas subiram os  745 metros de altitude para prestigiar o evento no município do Médio Oeste potiguar. Mais uma vez, a Praça Almino Afonso, no centro da cidade, será local de instalação dos estandes e restaurantes, que aproxima toda a população local, das cidades vizinhas, turistas da região e chefs do Rio Grande do Norte e outros estados em torno da gastronomia e da revalorização da culinária local. 

O festival é realizado pela Prefeitura de Martins e pela empresa Lógica Eventos Culturais. Martins é um município com potencial gastronômico nato, herança da presença marcante portuguesa desde o Brasil colonial. Com o fluxo e eventos culturais de qualidade, essa cozinha ancestral vem se valorizando a cada ano, tendo o festival com aglutinador de ideias e sabores. Um sucesso que gera emprego, renda e propicia algumas experiencias únicas em torno da boa mesa. 

A empresa responsável pela produção adianta que vai incrementar as atividades consagradas, como a cozinha-show, degustação-show, bares, restaurantes e oficinas interativas para o público, e acrescenta ações inovadoras em prol de um legado.

A grande novidade será o retorno do Concurso Gastronômico desta vez com foco no incentivo. Sete profissionais recém chegados ao mercado participarão do desafio: criar um prato utilizando os peixes de água doce região; os mais famosos são o tucunaré (que chegou à região na década de 1920, e a tilápia nativa. A finalidade é incentivar a gastronomia sustentável. Para isso, os competidores receberão da produção a espécie de pescado que cada um escolher. 

Além do ingrediente principal, ganharão um cesto para as compras na feira orgânica do mercado municipal. Os chefs também poderão utilizar ingredientes da alta gastronomia, com um bom azeite, boa manteiga, entre outros produtos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário