terça-feira, 16 de julho de 2013

Exposição "A COPA É NOSSA" em Natal - RN



Privado é Público apresenta coleção de Alexandre Gurgel sobre copas do mundo

Com o tema A Copa é Nossa, a Seculturn/FJA promove mais uma exposição Privado é Público e apresenta o acervo que o jornalista e chef de cozinha Alexandre Gurgel coleciona desde criança, sobre as copas do mundo. A abertura do evento será nesta sexta, 12, às 19h, na Galeria de Arte Newton Navarro (sede da FJA). A mostra permanecerá em cartaz até o dia 02 de agosto. “Quem me deu as primeiras peças do meu acervo foi papai [folclorista Deífilo Gurgel]. Ele gostava de futebol, mas viu que eu gostava mais e que teria zelo, aí meu deu umas revistas e um vinil da copa de 1962. Eu tinha apenas nove anos e foi aí que tudo começou”, declara Alexandre Gurgel. 

A exposição será uma oportunidade para os amantes do futebol realizarem um passeio na história de todas das copas, que atrai a atenção de todo o mundo a cada quatro anos, desde 1930, quando da primeira edição realizada no Uruguai. Uma viagem no tempo, contada por objetos históricos adquiridos ao longo de décadas, oriundos de várias partes do mundo, e que agora, pela primeira vez, poderão ser apreciados em Natal. 

Mais de 300 peças, entre vinis (compactos e LPs), Cds, revistas, jornais, livros, álbuns de figurinhas, fotografias, posters, selos, ingressos de jogos da seleção brasileira, filmes (em VHS e DVDs), camisas, miniaturas de craques, miniaturas das taças Fifa e Jules Rimet, miniaturas de bolas oficiais dos mundiais, medalhas, todas dignas de um memorial, estarão expostas. 

Destaque para fotos, posters, revistas, jornais, ingressos de jogos, e camisas originais e réplicas dos cinco craques potiguares legítimos (Dequinha, Marinho Chagas, Nonato, Sousa e Richarlyson) e de dois craques “importados” que aqui deram os seus primeiros chutes (o carioca Nilo Murtinho Braga e o pernambucano Lula), e que honraram a gloriosa camisa da seleção brasileira, até mesmo em Copas, como é o caso de Dequinha, Marinho e Nilo. 

E então? Você vai ficar fora dessa convocação? “A copa do mundo é nossa, com brasileiro não há quem possa!”. Garanta a sua escalação e venha ser titular dessa seleção de craques. Marque um golaço com sua presença.

Sobre Alexandre Gurgel

Jornalista graduado pela UFRN em 1992, chef de cozinha por vocação, mas acima de tudo um apaixonado por futebol, pesquisador e colecionador meticuloso do tema. Quando criança e adolescente anotava, num pequeno caderno, tudo sobre os jogos que escutava pelas ondas do seu inseparável radinho de pilha nos anos de 1970 e 1980. Os placares, as escalações, os cartões, os gols, todos os detalhes. Nada escapava. Sonhou em transformar o seu lúdico caderninho num livro. Com o passar do tempo essa paixão só cresceu, assim como o sentimento de um apaixonado torcedor pelo seu time do coração.

Mas para ele, apenas o caderninho não o realizava. Outro sonho, ainda maior, o movia: o de ser jogador de futebol. Foi atleta amador de futsal, estudantil e federado. Ainda participou das categorias de base de times natalenses, marcando inclusive um golaço (digno de placa, segundo ele) no antigo estádio Castelão – que em breve será a Arena das Dunas –, numa preliminar de um ABC x América no ano de 1983.

O sonho de se transformar num jogador de futebol profissional não vingou. Para suprir a lacuna, nasceu o incansável pesquisador sobre o futebol mundial e o colecionador de raridades, especialmente de itens das Copas do Mundo.

Por Assecom Secult/FJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário