terça-feira, 23 de julho de 2013

5ª edição do Oeste Leite – Circuito Oestano de Integração da Cadeia Produtiva Leiteira em Mossoró - RN



Através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, a Prefeitura de Mossoró realiza a 15ª edição da Festa do Bode, que acontece entre os dias 01 e 04 de Agosto. A feira é a denominação popular do maior evento especializado da ovinocaprinocultura do Rio Grande do Norte e este ano de 2013 trará como tema principal a abordagem para os agricultores “sustentabilidade no semi-árido”. 

A Festa do Bode conta com a participação de criadores de vários estados no Nordeste e promove um intercâmbio de informações, tanto na área de pesquisa e genética quanto no mercado comercial. A Exposição de Caprinos e Ovinos do Oeste Potiguar e a Exposição Nacional de Bovinos, visa mostrar o que de melhor existe em termos de plantel ovino e caprino nestes estados. 

A Feira de animais deve ser exposta para comercialização durante a 15ª Festa do Bode aproximadamente 1.500 animais. O evento, tem se caracterizado por uma grande comercialização de animais, feita individualmente entre os criadores presentes, sendo, portanto, uma extraordinária oportunidade de negócios. 

Em uma estrutura montada exclusivamente para o Torneio Leiteiro Caprino, os criadores de cabras disputarão em duas modalidades distintas: cabras puras e cabras mestiças. A estimativa é que aproximadamente 30 animais de diversos estados participarão do torneio. 

Este ano acontecerá a 5ª edição do Oeste Leite – Circuito Oestano de Integração da Cadeia Produtiva Leiteira, evento este que tem como objetivo principal integrar definitivamente o trabalho realizado na cadeia produtiva da ovinocaprinocultura, pelos agricultores familiares do município, no circuito estadual de eventos agropecuários. 

Com o objetivo de fomentar a atividade da caprinovinocultura, a Feira de Investimentos e Negócios acontecerá durante a XV Festa do Bode através da participação das instituições financeiras, onde serão apresentadas as linhas de crédito disponíveis de cada instituição. Ainda acontecerá o X Leilão Terra da Liberdade, sendo uma atividade já consolidada como a melhor forma de aquisição de animais de boa qualidade. O Leilão terá 60 lotes de ovinos, caprinos e bovinos. 

Complementando as atividades da festa ainda terá cursos, palestras e seminários com o tema voltado para desenvolvimento do trabalho rural que será realizado através de parcerias com instituições públicas. Para manter a tradição, a festa ainda conta com a feira de artesanato, espaço de gastronomia, exposição de animais exóticos, feira apícola e feira de produtos e serviços. A 15ª edição da Feira do Bode acontece no Centro de Comercialização de Animais Armando Buá.

Redação da Prefeitura de Mossoró

Nenhum comentário:

Postar um comentário